
Professor dá dicas sobre como preparar apresentações científicas
Palestra com professor da Unesp trouxe recomendações para planejar slides ‘nota 10’
João Gabriel Palhares e Kharen Stecca
Mediado pela professora, Vanessa Pasqualotto, a 4ª edição do Webinário do Instituto de Química da Universidade Federal de Goiás (IQ/UFG) trouxe Eduardo Ciapina, professor assistente no Departamento de Química e Energia da Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá (FEG) - UNESP, para discutir sobre apresentações de trabalhos de conclusão de curso, congresso científico, reunião de grupo e adjacentes.
Durante a apresentação, o autor do livro ‘Apresentações Científicas Nota 10’ reforçou sobre a importância das apresentações como uma oportunidade de conexão. Segundo ele, a ferramenta, bem utilizada, pode demonstrar o potencial, a didática e o raciocínio do apresentador. Sendo assim, trouxe as apresentações como algo que transcende a ideia de apenas mostrar algo para um transmissor de mensagens. “Não adianta saber muito se você não sabe transmitir a mensagem de maneira correta”, afirmou. Como pontos principais, Ciapina trouxe perguntas que devem perpassar o trabalho, como: “Qual é a sua mensagem principal?”, “Quem é seu público?” e “Qual será o tipo de sua apresentação?”. Segundo ele, a compreensão desses pontos faz com que as apresentações sejam elaboradas com mais clareza e eficiência.
O professor escreveu um livro publicado ano passado intitulado "Apresentações científicas nota 10" pela Editora Penalux.
Confira algumas dicas para melhorar sua apresentação:
1) Atenção na escolha do que colocar na apresentação, escolha apenas o essencial;
2) Escolha dar ênfase às palavras realmente importantes para o assunto e evite títulos como introdução, contextualização, etc. que não agregam conteúdo. Isso faz com que sobre mais espaço para as imagens, gráficos e palavras mais importantes;
3) Não use grandes textos, nem leia textos do slide de costas para a plateia;
4) Não é preciso fazer um cronograma da apresentação, isso toma um tempo precioso: vá direto ao assunto;
5) Slides com muitas informações reunidas não comunicam: use design simples;
6) Priorize a legibilidade das imagens, as vezes é preciso dividir slides para comunicar melhor;
7) Não é preciso um slide com referências bibliográficas. Se algo precisa ser referenciado faça isso no slide em que a informação está e ela não precisa ser completa, basta os dados mais importantes da referência. Por exemplo: autor, nome do texto, da revista, página e ano. Não utilize várias referências em um único slide, escolha as mais importantes;
8) Antes de começar pense: Qual a mensagem principal? Quem é seu público? Qual o tipo de apresentação?
9) O foco deve ser no apresentador, slides são o complemento.
10) Se o mais importante é o resultado, não é preciso detalhar tanto os experimentos. É possível também fazer as duas coisas ao mesmo tempo.
O professor também deu dicas sobre softwares, mas ressalta que o melhor é o que você domina, mesmo que seja o PDF.
Palestrante
Eduardo Gonçalves Ciapina é professor Assistente Doutor no Departamento de Química e Energia da Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá (FEG) - UNESP, atuando na Graduação e Pós-Graduação. Bacharel em Química pela UNESP e obteve o título de Mestre e Doutor em Ciências na área de Físico-Química pelo Instituto de Química de São Carlos (USP).
Realizou estágio de pós-doutorado no Instituto de Química de São Carlos (USP) com período no Argonne National Laboratory (EUA). Sua linha de pesquisa é voltada para as áreas de eletrocatálise e eletroquímica de materiais nanoestruturados.
É autor do livro “Apresentações científicas nota 10! e co-autor de 2 capítulos no Handbook of Fuel Cells - Fundamentals, Technology and Applications (Wiley). Possui 20 artigos científicos publicados em revistas indexadas, publicou 1 software livre, atua como revisor de periódicos internacionais e é membro da Sociedade Brasileira de Eletroquímica e Eletroanalítica e da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais.
Confira na íntegra a palestra:
Fonte: Secom UFG
Categorias: Humanidades IQ Proec