
Informação em meio à pandemia é tema de abertura do XV SEMIC
Seminário internacional da FIC recebeu pesquisadora da Universidade do Porto, Olga Magalhães
Pedro Ribeiro
Na última quarta-feira (25/08), através de uma transmissão ao vivo no canal da FIC, no Youtube, foi realizada a abertura do XV Seminário Internacional de mídia, cultura, cidadania e informação (Semic). A solenidade conduzida pela professora da UFG, Rosana Borges, também teve como objetivo dar início ao I Semic Jovem. Inicialmente o seminário era um evento interno da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) que, com a maturidade acadêmica, assim como apontou Rosana, atingiu uma escala internacional.
A cerimônia de abertura contou com a participação da diretora da FIC, Angelita Pereira, da presidente da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, Roseli Figaro, e do pró-reitor de Pós-Graduação da UFG, Laerte Ferreira. E recebeu a investigadora do Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde (CINTESIS) da Universidade do Porto, Olga Estrela Magalhães.
Mediada pela professora da FIC/UFG, Kátia Kelvis, a conferência de abertura debateu sobre “os desafios da comunicação em tempos de covid-19”. A pesquisadora Olga Magalhães pontuou os principais papéis da comunicação durante uma crise de saúde pública. Entre as funções apontadas pela pesquisadora, está a responsabilidade de informar corretamente a população e o incentivo à prevenção da doença. Além disso, Olga apontou a importância do letramento, visto que, dentro desse cenário pandêmico, é necessário que as informações sejam recebidas de maneira clara e eficiente para todos da população.
“Uma comunicação bem sustentada, com fontes detentoras de informação fiável, consegue combater o medo e a incerteza. A comunicação é uma importante arma de saúde pública, mas é preciso saber usá-la em benefício da sociedade para combater fenômenos desviantes como as fake news”, afirmou a pesquisadora.
Tema central
O principal tema a ser abordado no decorrer do evento, “Desafios Midiáticos da Comunicação e da Informação no Cenário Contemporâneo”, visa a compreensão dos efeitos da pandemia da covid-19 dentro dos processos midiáticos, informacionais e comunicacionais, além das discussões a respeito dos impactos no âmbito da cidadania, da informação e da cultura.
Ao longo de sua programação, o evento contará com palestras de diferentes pesquisadores e pesquisadoras, além de apresentação de GT 's submetidos para o seminário internacional. Apresentações culturais também fazem parte do cronograma de atividades do XV SEMIC. Para acompanhar a programação completa basta acessar o site da UFG. Todas as palestras e debates ocorrem por meio de transmissões no canal do Youtube da FIC e no canal Enredos Digitais.
Pedro Ribeiro é estagiário de Jornalismo sob supervisão de Carolina Melo e orientação de Silvana Coleta
Fonte: Secom-UFG
Categorias: Humanidades Fic