Icone Instagram
Ícone WhatsApp
Icone Linkedin
Icone YouTube
Universidade Federal de Goiás
Laboratório

Workshop debate sobre cuidados com substâncias químicas em laboratório

Em 30/08/21 10:01. Atualizada em 30/08/21 10:03.

EVZ discute sobre a importância da segurança e do armazenamento correto de substâncias perigosas

Nicolly Nathalia

Para quem tem dúvidas sobre a identificação de substâncias perigosas ou sobre como deve ser realizado o armazenamento de produtos químicos, o 2° workshop Online de Segurança da EVZ UFG, que ocorreu na última sexta-feira, tratou sobre a temática. O evento mostrou quais são as normas básicas de segurança; a legislação relacionada às substâncias tóxicas e aos reagentes químicos; e orientou sobre o armazenamento de produtos químicos em laboratórios de pesquisa.

Kellen Oliveira faz parte da Comissão Interna de Saúde e Segurança do Servidor Público da EVZ e iniciou o workshop explicando que a CISSP foi criada em 2017 para promover as normas de Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho, evitando e comunicando acidentes. Segundo ela, a CISSP possibilita o incremento de ações e promoções visando atuar na prevenção, contra os riscos à saúde e pela segurança dos usuários da UFG, com o apoio total da equipe multiprofissional do SIASS.

A palestra sobre normas básicas de segurança e uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI) foi realizada pela professora da EVZ, Clarice Gebara Cordeiro, que falou sobre a necessidade de se trabalhar com segurança. De acordo com ela, para executar as ações com segurança é necessário conhecer todos os perigos. “Na medicina veterinária e na zootecnia lidamos com animais, microrganismos, materiais biológicos, e trabalhar com a biossegurança não significa eliminar os riscos, mas prevenir e minimizar riscos inerentes às atividades", afirmou. 

Na sequência, a professora da EVZ, Ana Flávia Machado Botelho, tratou sobre o armazenamento de produtos químicos em laboratórios de pesquisa e começou questionando sobre como armazenar os produtos químicos e sobre sua organização nos laboratórios. Conforme dito, a  armazenagem é um ato de separar, distribuir ou relocar e ela é de responsabilidade de todos os usuários e os aspectos importantes são as recomendações do fabricante, pensar quais são as condições de preservação e sobre o tipo de produto e respeitar os prazos de validade. 

Ana Flávia Machado falou sobre a importância do almoxarifado e dos tipos de armazenamento e explicou a importância de conhecer os símbolos e sobre a realidade deles dentro da veterinária para entender os riscos que os produtos químicos  podem causar. Ela explicou os princípios da armazenagem, entre eles, a rotulagem, a compatibilidade química, o ato de minimizar a quantidade em estoque, o controle de estoque, a higiene, entre outros princípios que contribuem para minimizar as chances de acidentes. 

A terceira palestra sobre legislação de substâncias tóxicas e reagentes químicos foi ministrada pela pesquisadora Luana Rodrigues Borboleta que trouxe informações sobre as restrições de alguns produtos em específico e sobre a forma que esse produto deve ser registrado, usado e descartado. “Podemos classificar a matéria como perigosa ou como uma matéria não perigosa e para classificar um produto como perigoso ele tem que causar dano à saúde (dano ao ambiente, ao ser humano e aos animais)”, afirmou.

“Assim como os compostos químicos tóxicos são complexos e de amplo alcance isso acontece com a legislação criada para regulamentá-los”, analisou Luana. Segundo ela, existe uma padronização de rotulagem, mas nem toda empresa segue essa padronização, e a legislação não consegue controlar todos os produtos. 

Nicolly Nathalia é estagiária de Jornalismo sob supervisão de Carolina Melo e orientação de Silvana Coleta

 

Fonte: Secom-UFG

Categorias: Saúde EVZ