
Projeto de extensão conecta acadêmicos a Universidade em época de pandemia
Live apresentou o projeto Endo Z e da importância de manter os alunos na universidade
Nicolly Nathalia
Um projeto de extensão na área de endodontia - especialidade que tem como objetivo a preservação dos dentes por meio de prevenção, diagnóstico, prognóstico, tratamento e controle das alterações da polpa e dos tecidos - é tipicamente presencial, com atendimento de pacientes. No entanto, durante a pandemia da Covid-19 atividades presenciais com estudantes foram suspensas. Como envolver esses estudantes em atividades que trouxessem conhecimento sobre o assunto e não desperdiçasse esse momento de formação dos estudantes mesmo a distância? Foi com essa proposta que nasceu o Projeto Endo Z: experiência em meio à pandemia, da Universidade Federal de Pelotas que realizou séries de palestras sobre a área tanto para os estudantes de Odontologia, como para pacientes que tivesse interesse em conhecer mais sobre os tratamentos.
Esse foi o tema da live “Revista UFG é extensão e cultura” no dia 31 de agosto, um programa que objetiva mostrar iniciativas de extensão nas universidades durante a pandemia. A mediadora Maria Aparecida Fonseca, doutoranda em Educação na Universidade Federal de Goiás, conversou com a criadora do projeto, Ezilmara Leonor Rolim de Sousa, professora da Universidade Federal de Pelotas e com o professor Lucas Peixoto de Araújo, supervisor clínico do projeto de extensão Endo Z.
A professora Ezilmara diz que o projeto endo Z é uma ressignificação, para manter o acadêmico vinculado à universidade sem as atividades presenciais: “Para que eles não ficassem soltos, sem direção, pensamos em fazer uma ação de ensino”, afirma. O projeto de extensão iniciou em 2014, com o objetivo específico de atender pacientes que precisassem de tratamentos de canais, tratamentos endodônticos" , continuou.
Os Web Seminários do Projeto Endo Z propuseram conversar com pessoas interessantes, debater com profissionais, por meio das palestras, perguntas, discussões. “Chegamos a ter mais de 300 pessoas assistindo. Mesmo sem o atendimento presencial continuamos com a extensão e mantemos uma parte do tripé da Universidade, de manter o vínculo entre universidade e sociedade, e conseguir fazer com que a extensão ultrapasse os muros da universidade”, de acordo com Ezilmara.
Lucas Peixoto falou sobre os resultados que tiveram com o projeto, que no primeiro e no segundo semestre de 2020 produziram 24 palestras. Eles afirmaram terem se surpreendido com o alcance de muitos alunos que se interessam por essa vertente.
Revista UFG
As lives da Revista UFG foram pensadas e desenvolvidas para os leitores e autores da revista, trazendo a possibilidade de conhecer e ter contato com os artigos publicados. O artigo referente a essa live, faz parte do Dossiê “enfrentamento da pandemia da Covid-19 e as ações de extensão e cultura”, organizado pelas professoras Daniela da Costa, Jéssica Traguetto e Lucilene Maria de Sousa.
O evento pode ser acessado no link.
Fonte: Secom UFG
Categorias: Institucional Proec