Icone Instagram
Ícone WhatsApp
Icone Linkedin
Icone YouTube
Universidade Federal de Goiás
Internet EDUCA

INTERNET EDUCA

Em 06/09/21 12:59. Atualizada em 06/09/21 13:01.

Videoexposição: homenagem a Clarice Lispector, [re]significando a vida pela Arte

Fernanda Cunha*

Você já pensou em uma exposição de arte, que fechou antes mesmo de abrir? Exatamente isto que aconteceu com a exposição intitulada A paixão segundo G.H. Ilustrações de Terezinha Losada, com a chegada da pandemia aqui no Brasil.

E nada mais, nada menos que a própria artista para contar sobre este fato e muito mais. Terezinha Losada ao conceder conversa que tivemos registrada em vídeo, compartilho contigo, cara leitora e leitor, oportunidade de reflexões singulares, que ainda tomam meus pensamentos.

A artista plástica, desenhista, pintora e professora de artes Dra. Terezinha Losada sagazmente vem nos brindar de ludicidade crítica, com sua profunda inteligência reflexiva, acerca de questões que eu diria existencialistas, que revestem estes tempos de pandemia, de saberes e (re)significações estéticas, ao ser provocada sobre sua exposição “A paixão segundo G.H., em homenagem ao centenário do nascimento de Clarice Lispector.

Esta conversa com Terezinha registrada em vídeo, em tempos de pandemia é convite para ressignificar aspectos sobre fobia, medo, paixão, superação. Sobre a capacidade de ressignificação através da estética, ao viver arte, e em tempos de pandemia.

Como que magnetizada naquele desafio de interagir com aquilo que você acha mais execrável no mundo - e é nesse sentido, neste contexto que Terezinha Losada revela que estabelece a relação entre a barata e o coronavirus.

Com o que é temido: um processo de autoconhecimento, um processo até místico que Terezinha compreende que guarda certa similaridade... Que é possível estabelecer esta relação como um processo de superação e no sentido de se integrar e saber conviver e viver e ultrapassar, interagindo com aquilo que você achava horrível...

Confira nas suas palavras de Terezinha Losada:

- “A arte tem sempre essa potência de transformar as pessoas. Embora no âmbito da ficção, ela (a arte) constitui uma experiência existencial, subjetiva, verdadeira e fundamental, então isso é muito importante na questão da arte-educação, se ter também esse caminho de aprendizado dentro da escola.” [....] “Ao mesmo tempo que você tem os conhecimentos constituídos da ciência, e ela te leva a entender um mundo por um aspecto – seja as ciências naturais, seja as ciências sociais, que te leva a refletir sobre a sociedade... a arte também tem uma estrutura sistematizada que te leva a trabalhar outros níveis também de consciência e entendimento do mundo. No final todas essas coisas se conjugam nessa complexidade que é o ser humano...”

 

Terezinha Losada é artista, arte educadora, ser humano profundo, com fôlego estético que chega ao solo do mergulho.

Na ocasião da montagem da exposição, quando não pôde ser aberta ao público, Terezinha realiza videoexposição. A sua vídeoexposição se encontra em seu canal no Youtube – que leva seu nome, e o link de sua vídeoexposição você encontra no card e na descrição do vídeo que registro conversa com a artista.

Sua exposição montada na Galeria Matéria Plástica em Brasília, ficou fechada há mais de um ano, foi aberta ao público somente neste sábado dia 3 de setembro de 2021, com recomendações para visitação, em razão da pandemia, com uso de máscaras e vacinação sendo informadas, inclusive, no convite de abertura.

Para quem deseja experiência [re]significativa completa, como nos recomenda John Dewey, por imersões que podem se [inter]aquecer como nos adverte Robert Ott, enlaçados de informação, contextualização e produção – tríade esta alicerçada pela Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa, recomendo que experiencie: a videoexposição; o vídeo que registra minha conversa com a Artista; a exposição na galeria Matéria Plástica em Brasília.

Talvez você se pergunte: mas por onde devo começar a imergir? Certamente todo caminho leva a Roma e a cada rota escolhida descobertas magníficas. E claro, podemos ir à Roma mais de uma vez...

- Para acessar a videoexposição de Terezinha Losada em Homenagem ao centenário de nascimento de Clarice Lispector acesse o link https://www.youtube.com/watch?v=nOtjsH5QgmY&ab_channel=TerezinhaLosada

- Convite exposição na Galeria Matéria Plástica em Brasília:

exposição

- Para conferir o conteúdo na íntegra da conversa com Terezinha Losada:

Deixe pergunta, reflexão nos comentários abaixo deste vídeo. Assim, continuamos este assunto.

Fica  dica: Terezinha Losada está oferecendo oficina Online intitulada A Interpretação da Imagem: Jakobson e as funções da linguagem pelo Mão na Massa 2021 no II Congresso Internacional Online entre Arte, Cultura e Educação com o tema Reconexões da Abordagem Triangular no Ensino das Artes. Confira a programação deste congresso clicando aqui. Abertura deste congresso em 19 de outubro de 2021. As vagas são com tempo limitado.

Visite o meu canal do Youtube, acessando o link https://www.youtube.com/c/FernandaCunhaCiberArtEduca  e confira a coletânea de vídeos disponíveis que venho realizando com dicas, reflexões, tutoriais, entrevistas, que possam auxiliar profissionais do ensino e alunos.

Acesse também o site portalinterneteduca.com

Neste site se pode acessar diversos formatos de conteúdo: artigos, e-books,  posts, encontros online, etc., buscando contribuir com professoras, professores, alunas e alunos, pessoas interessadas na área da Arte, Cultura e Educação.

*Fernanda Cunha é professora da Escola de Música e Artes Cênicas (Emac) da UFG.

O Jornal UFG não endossa as opiniões dos artigos e colunas, de inteira responsabilidade de seus autores.

Fonte: Secom UFG

Categorias: colunistas Emac