bioética

Bioética é necessária para um futuro melhor e sustentável

Em 10/09/21 11:45. Atualizada em 10/09/21 11:46.

Palestra discutiu a relação da saúde do ser humano com a saúde da terra

Isabela Cintra

"A bioética é essencial para se entender a relação da saúde do ser humano com a saúde da terra", assim resumiu o professor Anor Sganzerla o que é a bioética hoje para a saúde do ser humano e da terra. Esse foi o tema de uma das palestras da Semana do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) Virtual com a temática “O que faz um cientista?”. O professor Anor Sganzerla é doutor em filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e atualmente professor adjunto do curso de filosofia e professor permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Bioética da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e foi um dos convidados do evento virtual.

"Hoje se sabe que as duas saúdes, antes não relacionadas, dependem uma da outra", explica o professor. Ele também enfatiza que essa relação levanta diversas questões éticas, ou seja, a relação do ser humano com o meio ambiente constitui em um problema ético. Sganzerla enfatiza que a saída do modelo atual de destruição do meio-ambiente se dá no âmbito ético e não no âmbito da técnica, visto que há uma mentalidade na sociedade em que se acredita que da mesma forma que os seres humanos destroem o ambiente, eles podem recuperá-lo por meio do desenvolvimento tecnológico.Outras questões éticas que o professor trouxe foram que a geração atual está comprometendo a vida das gerações futuras, além de prejudicar a vida e o habitat de todos os seres e ecossistemas vivos. E quem sofre as consequências são as populações pobres, apesar das populações ricas serem as que provocam a destruição do planeta. O professor ainda cita uma fala do Papa Francisco: “Se nós não buscarmos uma ética que possa proteger o futuro, é muito provável, diz o Papa Francisco, que muitas das condições que nós temos hoje, nós não as teremos no futuro.”

bioética

Por isso, ressalta o professor Anor Sganzerla, é preciso buscar uma ética que pense a partir da escassez dos recursos naturais, ao invés da abundância, visto que esses recursos podem e estão acabando e podem ser processos irreversíveis. Além de ser necessário pensar em uma ética pautada no futuro e na proteção da totalidade da vida, abrangendo os animais, a flora, os rios, os mares, etc. Dessa forma, a grande questão é se os seres humanos serão capazes de encontrar soluções e alternativas para esse modelo insustentável atual de vida.

Em sequência, embasado nos ensinamentos de um dos pais da bioética, Van Rensselaer Potter, o palestrante reafirma que não adianta ter avanços técnico-científicos para solucionar os problemas, se não há sabedoria e ética para isso. Assim, a bioética se torna fundamental para entender como os seres humanos devem se comportar diante da natureza porque ao degradar o meio-ambiente, a humanidade está se degradando junto, ressalta o professor.

Para conferir a palestra na íntegra e mais da programação do evento Semana do ICB Virtual, clique aqui.

Categorias: Humanidades ICB