
Ser-Tão debate questões de gênero com pesquisadora da UNB
Núcleo de pesquisa recebeu Valeska Zanello, que abordou as questões sociais pela perspectiva da Psicologia e Filosofia
Willian Oliveira*
A discussão sobre o contexto atual de pandemia e os seus desdobramentos, sobretudo, em relação às questões de gênero norteou a live que faz parte do programa Abismos e Horizontes: Diálogos Sobre o Contemporâneo Ano 2 da Pandemia. O debate contou com a presença da professora de Psicologia da Universidade de Brasília (UNB), Valeska Zanello e teve como mediadores o professor Luiz Mello e a professora Eliane Gonçalves, ambos da Faculdade de Ciências Sociais (FCS) da UFG e integrantes do Ser-Tão. Esteve presente também no encontro virtual, a bolsista de extensão, também do projeto Ser-Tão, Lara Fernandes Barbosa.
A live teve início com a professora Eliane Gonçalves, que trouxe em sua exposição inicial suas motivações e caminhos para se tornar uma pesquisadora. Ela explicou que se define na palavra inquietação, e que seus questionamentos acerca da questão de gênero a acompanham desde a infância. A pesquisadora relatou também que nunca se sentiu acomodada na sua jornada acadêmica, seja na graduação em Psicologia ou na de Filosofia, e esse trânsito entre formações, segundo ela, contribuiu no caminho até o doutorado em Psicologia.
No decorrer do encontro, por meio de perguntas dos mediadores e da audiência, o debate seguiu a questão do acirramento das desigualdades, especialmente a de gênero, causadas pela pandemia do coronavírus. Veleska centrou a sua explanação no tópico do compartilhamento de informações e como o conhecimento pode se tornar algo libertador e até subversivo, citando produções e alternativas que usem uma linguagem mais acessível e possa ser um objeto de transformação para todos os públicos, como por exemplo o seu último livro lançado em 2018 “Saúde Mental, Gênero e Dispositivos: Cultura e Processos de Subjetivação”, e também o seu canal no YouTube.
Ainda segundo ela, a pandemia trouxe, em vários aspectos, o pior da nossa sociedade. “De certa maneira a pandemia escrachou algo que estava latente. O próprio presidente Bolsonaro tem haver, historicamente, com os valores errados que foram construídos no nosso país [...], ele encarna um tipo de masculinidade muito agressiva, que tem tudo haver com os valores da colonização. Nós estamos vendo o tamanho do trabalho que teremos pela frente, principalmente na educação”, afirmou.
Diálogos sobre o contemporâneo
O projeto Diálogos sobre o Contemporâneo faz parte de uma série de encontros virtuais que buscam elaborações teóricas e caminhos práticos voltados à superação das exclusões, discriminações e sofrimentos - de gênero, sexualidade, cor/raça e classe social, entre outros -, que atingem a sociedade e em particular grupos sociais oprimidos. São espaços de interlocução sobre a conjuntura nacional e internacional, de uma perspectiva crítica das ciências sociais ampliadas.
Com esses Diálogos, o Ser-Tão pretende contribuir para a reflexão e a formulação de propostas comprometidas com a construção de um horizonte de futuro capaz de alimentar a esperança e a utopia, especialmente considerando o cenário caótico decorrente da pandemia da Covid-19.
A live com a professora da UNB, Valeska Zanello, marcou o penúltimo encontro do projeto em 2021, que já contou com outros dois debates, sendo o primeiro com o professor do Instituto de Ciências Biológicas da UFG, José Alexandre Filizola Diniz Filho, e o segundo teve a participação do professor de Antropologia da Universidade da Integração Latino Americana (Unila), Waldemir Rosa. O próximo e último encontro de 2021, ocorrerá no dia 17 de novembro, e terá a participação da técnica de planejamento e pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O webnário, assim como os demais, será transmitido pelo canal do YouTube do Ser-Tão, com certificação de presença às/aos interessados.
*Willian Oliveira é estagiário de Jornalismo sob supervisão de Carolina Melo e orientação de Silvana Coleta
Fonte: Secom-UFG
Categorias: Humanidades FCS Ser-tão