lares inexistentes

Casas de Acolhida devem ser lares e não abrigos provisórios

Em 21/09/21 13:19. Atualizada em 21/09/21 13:32.

Pesquisa da UFG analisa edifícios de acolhimento institucional para crianças e adolescentes

Kharen Stecca

Pensar soluções que tornem as casas de acolhida para crianças e adolescentes realmente acolhedoras e algo mais parecido com um lar: essa foi a proposta da pesquisa do Programa de Pós-graduação em Projeto e Cidade da Universidade Federal de Goiás realizada pela pesquisadora Marlyene Ferreira. A partir de pesquisas de campo e também entrevistas com crianças e adolescentes acolhidos, o trabalho mostra que essas moradias precisam apresentar menor transitoriedade e maior flexibilidade espacial. Isso significa que essas crianças não devem ser constantemente trocadas de lugar e que o espaço deve permitir que os acolhidos manifestem sua individualidade, de modo que habitem a entidade e criem vínculos por meios das ações que materializam os constituintes do habitar.

lares inexistentes
Sala de estar, com dois acolhidos fazendo o que a maioria dos moradores da entidade visitada mais gosta: jogando video-game. Percebe-se o sofá apenas com dois lugares, que faz relação com o constatado através da Dinâmica de Imagens e Palavras. Pois os adolescentes demonstraram achar os assentos confortáveis da sala insuficiente para que todos permaneçam no local usufruindo do mobiliário.  (Fotos: Marlyene Ferreira Batista, 2021)

Marlyene explica que essas questões se justificam pelo significado de estar acolhido: “Não tem o sentido de somente possuir um teto, um abrigo físico. Especificamente dentro das questões de moradia, acolher significa ter um lar e não somente uma casa. O habitar é o agente transformador da casa em lar, da casca protetora em lugar”.  Na pesquisa são descritas e analisadas,  os aspectos intrínsecos ao habitar: territorialidade e identidade nos espaços, o cotidiano banal, a domesticidade e a memória como principal condutor de afetividade a um espaço e que o faz tornar lugar. A conclusão da pesquisa a partir dos locais analisados é que, infelizmente, esses aspectos não são concretizados. No entanto, pesquisas como a de Marlyene são importantes no sentido de apontar caminhos possíveis para tornar esses locais mais acolhedores.

Para Marlyene, a transitoriedade dificulta o processo do habitar e impossibilita o pertencimento. “Estamos nos referindo a meninos e meninas que passaram por traumas, em casas que deveriam possuir a significação de lar para eles. As experiências negativas vivenciadas já dificultam o processo de apego ao espaço e às pessoas com quem convivem. Tais memórias somadas à rotina de transitoriedade constante de moradias cria uma barreira de ações, que permitem pertencimento e materialização do habitar. Ademais, essa barreira é reforçada por um espaço arquitetônico inapropriado. No pensamento deles é como se dissessem: “para quê criar vínculos, raízes, a essa casa se a qualquer momento podem me mudar daqui? Se os colegas com quem compartilho o espaço e vivencio experiências mudam-se frequentemente? ”.

Aplicação da metodologia Dinâmica de Imagens e Palavras

Ela afirma que há uma insistência em tratar as entidades de acolhimento apenas como provisórias: “elas devem ser, mas em grande parte dos casos não são. Muitos acolhidos entram ainda na primeira infância e deixam a entidade somente após os dezoito anos, sendo a única casa que ele terá durante toda sua infância e/ou adolescência para transformá-la em um lar”. Portanto as oportunidades do lar se concretizar deve sim ser dada aos acolhidos, até mesmo para os que ficarão de fato por dezoito meses, como determina a Lei nº 13.509, de 2017.

Metodologia - A pesquisa ressalta que hoje não existem documentos que tratem especificamente de aspectos arquitetônicos e sobre pertencimento, para a viabilização da construção do lar em entidades de acolhimento. Por outro lado, ela ressalta que a metodologia utilizada pela pesquisadora com orientação da professora Rosane Costa Badan (FAV/UFG), seria muito útil para uma avaliação pós-ocupação nas entidades de acolhimento brasileiras para crianças e adolescentes. “Com essa avaliação realizada em massa, seria possível obter um parâmetro das entidades brasileiras para a elaboração de leis e orientações exclusivamente arquitetônicas para essas entidades”, afirma. Mesmo assim, ainda é necessário investimento no setor tanto para reformas arquitetônicas, quanto formação das pessoas que trabalham nesses locais.

lares inexistentes
Territorialidade exercida por um acolhido, na superfície da sua cama. Com intervenção da autora (palavras que constituem o lar e realizam o habitar).

Por meio da metodologia Fotografia da Memória, foi possível analisar e, por conseguinte, constatar a importância de aspectos como o contato com a natureza para os acolhidos. Contraditoriamente, na entidade estudada, não há espaços verdes dentro das entidades. Pôde-se perceber que os espaços podem ajudar no bem-estar dos acolhidos o que colabora com uma psicologia positiva, entretanto o bem-estar não constrói lar.

Adoção no Brasil - Atualmente, com dados coletados no Relatório de Pretendentes Cadastrados (nacional), gerado pelo Cadastro Nacional de Adoção e extraído para esta entrevista no dia 24 de agosto de 2021, a maioria dos pretendentes desejam adotar crianças de até 3 anos de idade, seguidos de até 5 anos de idade, o que juntos representam 33,29%. Portanto, o processo de acolhimento no Brasil carece de reformas e de conscientização para que os acolhidos sejam encaminhados para a adoção ou voltem para suas famílias em um tempo menor do que ocorre para muitos.

Para acessar a pesquisa completa, clique aqui.

Categorias: destaque fav Humanidades