Cerrado banco de imagens

Fim de verba pode impactar projeto da UFG que monitora Cerrado

Em 23/09/21 11:18. Atualizada em 27/09/21 16:05.

Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) busca verba emergencial para o monitoramento do Cerrado

Desde 2016 o monitoramento do bioma é realizado por meio de um programa de financiamento do Banco Mundial. Mas a verba de US$ 9 milhões, que é dividida entre o Inpe, a Universidade Federal de Goiás (UFG) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), acaba em dezembro de 2021.

De acordo com o órgão, não há garantia de que o serviço terá continuidade em 2022. Na UFG, o recurso é utilizado para realizar o mapeamento de dados através da plataforma Cerrado DPAT (Deforestation Polygon Assessment Tool), ferramenta de avaliação do polígono do desmatamento, na tradução livre para o Português.

O coordenador do projeto, professor Laerte Guimarães Ferreira Junior conversou com a Rádio Universitária sobre o assunto. O bate-papo pode ser conferido abaixo:

Fonte: Rádio Universitária

Categorias: Ciências Naturais Iesa