Ensino híbrido é debatido em evento da Face
Encontro debateu também sobre estratégias adotadas durante o ensino online e o retorno seguro às aulas presenciais
Cinthia Emidio*
O evento organizado pelo Centro de Estudos, Pesquisa e Extensão em Contabilidade Financeira (CEPECONF), que pertence a Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas (FACE), ocorreu na última terça-feira (21). O evento teve como convidados os professores Daniel Ramos Nogueira, da Universidade Estadual de Londrina (UEL), e Carlos Henrique Barros Costa, do Instituto de Pós-Graduação e Graduação (IPOG). O debate teve como tema principal o ensino híbrido, que para os convidados, deve ser uma realidade. Assim, mesmo com a volta do ensino presencial, estratégias adotadas durante o online devem permanecer.
O professor Daniel Ramos Nogueira lembrou, durante sua fala, que o ensino remoto é uma experiência que não tem uma fórmula correta e que possui uma estrutura diferente do ensino presencial, dessa maneira, é necessário adaptar. Daniel ressaltou a preocupação quanto à estrutura disponível não apenas para os professores, como também para os estudantes. Ainda de acordo com o professor, o docente pode aproveitar o material já disponível em diversas plataformas.
O professor Daniel reforçou a necessidade de se criar interação entre o docente e o discente, podendo utilizar-se, para isso, a tecnologia. Entretanto, enfatizou a necessidade de se utilizar essas ferramentas com intencionalidade pedagógica, ou seja, com o objetivo de gerar e transmitir conhecimento. Para isso, utilizou exemplos de plataformas de gamificação, como, o “Kahoot!” que segundo o professor, é muito popular entre os estudantes por proporcionar uma competição saudável.
Daniel Ramos Nogueira expôs que acredita que mesmo com o retorno das aulas presenciais, algumas estratégias adotadas durante o ensino remoto devem permanecer. Vale ressaltar que o professor Daniel enfatizou a alteração no que se entende como ensino híbrido, sendo atualmente adotado como parte dos estudantes com aulas online e parte deles presencial. Entretanto, historicamente o ensino híbrido se refere a parte das aulas ocorrendo de forma online e parte presencial.
O professor Carlos Henrique Barros Costa enfatizou a remodelação do próprio docente, em que o mesmo teve de se reinventar por conta do ensino online. Carlos Costa também expôs que o ensino híbrido complementa, além de ser uma realidade. Nesse sentido, segundo o professor o modelo de ensino mudou e mesmo com o retorno presencial provavelmente não deve ocorrer como era anteriormente.
Carlos Costa reforçou a necessidade de mensuração dos resultados como forma de conferir os resultados obtidos, para que se possa melhorar a experiência através de dados. Ademais, enfatizou a utilidade de ferramentas como grupos em redes sociais, por exemplo, Facebook e Whatsapp que podem ser adotadas pelo ensino híbrido como forma de compartilhar conhecimento.
O evento ocorreu de forma remota e está disponível no canal do CEPECONF no YouTube.
*Cinthia Emidio é estagiária de Jornalismo sob supervisão de Carolina Melo e orientação de Silvana Coleta
Fonte: Secom-UFG
Categorias: Humanidades FACE