Icone Instagram
Ícone WhatsApp
Icone Linkedin
Icone YouTube
Universidade Federal de Goiás
Internet EDUCA

INTERNET EDUCA

Em 27/09/21 13:18. Atualizada em 27/09/21 13:20.

Estética Pedagógica Digital: A expressão pela metodologia

Fernanda Cunha*

Como as bibliotecas das instituições de ensino, ambiente significativo para impulsionar o desejo da aluna, do aluno na busca de informações em prol da edificação do [re]conhecer, podem promover ações através da Arte e seu ensino oriundas da curiosidade indócil, como assevera Paulo Freire, através de processos de ensino/aprendizagem que primam pela formação plena, autogovernativa? 

Tive o prazer de conversar com a Arte/Educadora Adriana Aquino, Professora da rede básica do ensino público de Pernambuco, mestre em Ensino de Artes Visuais pela UFPB e UFPE, especialista em Arte/Educação pela UNICAP, com Licenciatura em Artes Visuais pela UFPE e Licenciatura em Artes Cênicas pela UFPE.

O depoimento de Adriana Aquino, revela a presença da Arte/Educadora na biblioteca da escola que atualmente vem atuando, vez que ao incorporar a sala de aula digital na biblioteca rompe com paradigmas de resistência de alun@s que se sentem sobrecarregados com as atividades das diferentes áreas de conhecimento pelo aprendizado em rede, em tempo de pandemia.

Com sofisticada simplicidade, Adriana Aquino, de modo generoso, discorre sobre suas inquietações estéticas em tempos de pandemia, revelando procedimentos metodológicos com a utilização de recortes e colagens de imagens de artistas, ao se apropriar destes para a composição de sua expressão cartográfica de seu universo sígnico. 

Busca reverberar estas inquietações de ressignificação por citação de obras artísticas com seus alunos e alunas, na busca de se promover a edificação identitária autônoma, num processo de [re]conhecimento ontológico em prol do desenvolvimento de narrativas visuais digitais e/ou digitalizadas.

Adriana Aquino traz com holofote à luz da importância da Arte e seu ensino para dentro da biblioteca de sua escola.

Confira o conteúdo deste vídeo para você tecer suas próprias reflexões, ao assistir na íntegra esta conversa no link https://youtu.be/Nb8lr0KUpSQ

Deixe pergunta, reflexão nos comentários abaixo deste vídeo. Assim, continuamos este assunto.

Adriana Aquino traz relato de experiência pessoal, apresentando suas mais de 100 Colagens que vem produzindo em tempos de pandemia. Em seu relato apresenta uso de imagens de Arte de várias épocas da história, como imagens do cotidiano e de livros de Biologia, um “acervo farto”, como expressa Aquino. Acesse o link https://portalinterneteduca.com/mao-na-massa-2021_adriana-aquino/ para conferir o relato de sua produção, que está disponível no Mão na Massa 2021 no II Congresso Internacional Online entre Arte, Cultura e Educação com o tema Reconexões da Abordagem Triangular no Ensino das Artes.

Este relato de experiência, com característica expositiva, intitulado As Minhas Colagens por Adriana Aquino busca conectar colagens realizadas por Aquino com a Abordagem Triangular.

Confira a programação deste congresso, que está com mais de 40 proposições para você experienciar na prática, clicando aqui

Acesse o formulário de inscrição e garanta sua vaga. Você não vai ficar de fora dessa, vai?

Abertura deste congresso acontece em 19 de outubro de 2021. As vagas são com tempo limitado. 

Visite o meu canal do Youtube, acessando o link https://www.youtube.com/c/FernandaCunhaCiberArtEduca e confira a coletânea de vídeos disponíveis que venho realizando com dicas, reflexões, tutoriais, entrevistas, que possam auxiliar profissionais do ensino e alunos.

Acesse também o site https://portalinterneteduca.com/

Neste site há diversos formatos de conteúdo: artigos, e-books,  posts, encontros online, etc., buscando contribuir com professoras, professores, alunas e alunos, pessoas interessadas na área da Arte, Cultura e Educação.

*Fernanda Cunha é professora da Escola de Música e Artes Cênicas (Emac) da UFG.

O Jornal UFG não endossa as opiniões dos artigos e colunas, de inteira responsabilidade de seus autores.

Fonte: Secom UFG

Categorias: colunistas Emac