<a href='https://br.freepik.com/vetores/pessoas'>Pessoas vetor criado por pikisuperstar - br.freepik.com</a>

Uma pausa pela saúde mental

Em 05/10/21 14:25. Atualizada em 05/10/21 14:29.

Oficinas de saúde mental podem ser ofertadas a qualquer tempo para as unidades da UFG

Kharen Stecca

A reunião começa com um momento de meditação. Durante alguns minutos os participantes são convidados a se desligar da realidade, concentrar-se na respiração e acalmar a mente. Pode parecer simples, mas pelos relatos dos participantes é uma das maiores dificuldades encontradas por quem participa das oficinas de saúde mental oferecidas por demanda das unidades pelo Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor Público Federal da Universidade Federal de Goiás (Siass-UFG). A reunião coordenada pelo psicólogo do Siass, Robert Veras é um chamado para que cada um possa buscar por alguns minutos de seu dia, tomar consciência de suas emoções, acolhê-las e cuidar de si. Como explica o psicólogo durante a reunião, cuidar não é apenas o que vem depois das feridas, cuidar também é prevenir para que elas não venham a surgir e cuidar das emoções é tão necessário quanto cuidar do corpo.

As oficinas de cuidados psicológicos são realizadas na modalidade on-line, com práticas contemplativas e rodas de conversa, com interação do público por microfone, câmera e bate-papo. A duração é de 1 hora e 20 minutos pelo Google Meet. E, ao contrário do que alguns possam temer, não há nenhuma pressão para que as pessoas falem, mas há uma total abertura para a escuta e um incentivo para que cada um fale sobre si. Além de Robert, outros servidores do Siass estão presentes na oficina auxiliando nesse acolhimento. A psicóloga Damaris Rocha também ressalta o quanto é difícil falar de si e o quanto é mais fácil descrever o outro, mas que o exercício é necessário para o autoconhecimento. A intenção é que os participantes sejam capazes de reconhecer lacunas entre cuidados físicos e psicológicos, descrever pausas para tomada de consciência como fundamental para o autocuidado, e dar-se conta das redes de suporte psicossocial existentes na universidade e também fora dela. Sim, ninguém precisa lidar com suas emoções sem apoio emocional.

Embora as oficinas tenham sido ofertadas por meio de Ofício Circular no contexto da Campanha Setembro Amarelo 2021, as unidades e órgãos podem solicitá-las em qualquer época do ano pelo e-mail <promocaosaude.dass@ufg.br>. “Colocamo-nos à disposição para levar ações de educação para a saúde mental às unidades e órgãos, a partir do acolhimento das necessidades de prevenção e promoção em saúde mental de cada ambiente organizacional”. A Equipe de Atenção à Saúde e Qualidade de Vida realiza um plantão on-line todas as segundas-feiras, sempre das 17 às 18 horas, para tirar dúvidas sobre as ações, sem necessidade de agendamento, pelo link: http://meet.google.com/xcn-uhky-nhz.

Quando solicitar a oficina

Robert Veras
Robert Veras é psicólogo no Siass e coordena as oficinas

Segundo Robert, considerando que a educação para a prevenção e promoção em saúde mental deve ser continuada, recomenda-se que o gestor solicite esse tipo de oficina todos os anos. “Precisamos da ajuda dos gestores para criar uma cultura de sentar em roda e conversar sobre o que precisa do nosso cuidado. São momentos de descompressão e com potencial de construção coletiva que humanizam as relações de trabalho”, explica.

A diretora da Faculdade de Enfermagem da UFG, Claci Fátima Weirich Rosso foi uma das solicitantes em 2021. Cerca de 15 pessoas participaram dessa oficina que já tinha sido realizada antes da pandemia presencialmente. “Por mais que sejam experiências simples como meditação, silêncio e um contato consigo mesmo, a oficina fez com que o grupo se integrasse e percebesse os outros e também seus sofrimentos pessoais. Momentos como esse trazem serenidade, ainda mais nesse momento da pandemia que parece que existe uma irritabilidade permanente entre as pessoas. Foi um momento de aprendizagem e solidariedade entre a equipe”, afirmou.

A diretora da TV UFG, Vanessa Bandeira também solicitou a oficina para os trabalhadores da TV. “Desde o início da pandemia, sempre nos preocupamos com a saúde mental da equipe. De repente tivemos que trabalhar remotamente e aquelas práticas sociais de conversas, trocas de experiências deixaram de existir. Muitas pessoas foram afetadas pela Covid, tiveram familiares afetados. E o Siass surgiu nesse momento. Aceitamos o apoio e nossos colaboradores também aceitaram. Fizemos várias oficinas para todos e foi um momento de respiro e alívio de reconhecer a minha dor e a dor do outro. Um momento de saber como cuidar da nossa saúde mental. A gente escuta sobre isso, mas não sabe bem como fazer. Todos os colaboradores gostaram muito. Ficamos mergulhados nas nossas rotinas, mas é importante tirar esse tempo nas oficinas para cuidar de nós mesmos.”

Pausa da Autocompaixão

Um exercício ensinado na oficina organiza em três passos um comportamento de autocuidado emocional. Como cuidar pressupõe o reconhecimento de uma situação de sofrimento pessoal que se deseja aliviar, Robert explica que o primeiro passo para o autocuidado emocional envolve a pessoa validar para si mesma o seu próprio desconforto emocional. O segundo passo envolve ela lembrar que é perfeitamente normal como ser humano vivenciar emoções desconfortáveis durante a vida. O terceiro passo envolve ela se acolher nos mesmos termos que acolheria uma pessoa querida passando pela mesma situação de desconforto emocional.

Para saber mais sobre esse assunto assista a Live: Lidando com o sofrimento com compaixão realizada pelo Siass. https://youtu.be/pVkyZKFs8mY

Categorias: destaque saúde mental SIASS FEN TV UFG Saúde