Icone Instagram
Icone Linkedin
Icone YouTube
Universidade Federal de Goiás
Mercedes Bustamante

“Ciência nos fornece declarações confiáveis”

Em 08/10/21 11:59. Atualizada em 08/10/21 12:00.

Mercedes Bustamante, membro da Academia Brasileira de Ciência, fez a palestra de abertura do Conpeex

Anna Júlia Steckelberg*

No início da semana, a palestra de abertura do 18º Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão (Conpeex) contou com a participação da bióloga, membro da Academia Brasileira de Ciências e professora da Unb, Mercedes Bustamante. A convidada, em sua exposição, destacou a Ciência como recurso para se obter informações confiáveis sobre assuntos da atualidade. “A Ciência é a prática que nos fornece declarações mais confiáveis, que podem ser feitas, no momento, sobre assuntos cobertos pela comunidade de disciplinas do conhecimento”, afirmou 

Durante sua apresentação, Mercedes explicou, por meio de recortes culturais, citando livros, manchetes e outros documentos, como a Ciência tende a olhar para as crises dentro de uma sociedade, entre elas, os problemas ambientais, econômicos, culturais, políticos e sociais. “A Ciência tem um impacto social. Precisamos entender que a investigação científica desempenha papel em toda sociedade”. 

A pesquisadora buscou expor como os problemas dentro de uma sociedade possuem um caráter sistêmico, e como o ensino e a Ciência podem destrinchar tais problemas. Um exemplo citado por Mercedes são as mudanças climáticas, que são uma emergência dentro da civilização, mas com investigação científica é possível traçar um percurso para essa emergência. 

Mercedes Bustamante

Mesmo com todas as dificuldades que a Ciência e a Educação sofrem no Brasil, assim como observa Mercedes, os pesquisadores conseguem com maestria construir sua carreira e levar seus conhecimentos para a sociedade. Durante a abertura do Congresso, ela ainda deu destaque para as pessoas que disseminam notícias falsas e negam a Ciência. Desde correntes nas redes sociais até  afirmações falsas, como terraplanismo, entre outros. 

Em diálogo com a convidada, o pró-reitor de Pós-Graduação da UFG, Laerte Guimarães Ferreira, ressaltou o valor da Educação no combate ao negacionismo da Ciência. “A ignorância pode ser um grande problema na sociedade, como a propagação de notícias falsas, negacionismo da Ciência e pseudociência. O valor da Ciência é de gerar interações com a sociedade. Mas, vivemos em tempos paradoxais, temos tanta Ciência e ao mesmo tempo questionamos os métodos científicos. Precisamos investir na Educação para acabar com o negacionismo da Ciência”, afirmou o professor. 

*Anna Júlia Steckelberg é estagiária de Jornalismo sob supervisão de Carolina Melo e orientação de Silvana Coleta

 

Fonte: Secom-UFG

Categorias: Conpeex 2021 Institucional