Renato Janine

Renato Janine faz paralelo entre valor da Ciência e a inclusão social

Em 08/10/21 12:25. Atualizada em 03/11/21 17:49.

Professor da USP foi um dos palestrantes do Conpeex 2021

Ana Luiza Abreu*

Na última quarta-feira (06/10), na 18º edição do Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão (CONPEEX) da UFG, foi realizada a palestra que discutiu O Valor da Ciência e teve como convidado o professor da USP, ex-ministro da Educação e presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Renato Janine Ribeiro (USP). A importância da Ciência foi destacada, principalmente, nesse momento pandêmico.

O reitor da UFG Edward Madureira abordou o quanto a Ciência respondeu de forma positiva à necessidade da sociedade no decorrer da pandemia, seja na previsão da doença, no tratamento, no desenvolvimento de testes e na vacina. “A Ciência que resolve os problemas do futuro, porque ela pesquisa aquilo em que há curiosidade, o inesperado e aquilo que mais adiante vai se materializar em soluções para a humanidade”.

Renato Janine

Professor Renato Janine Ribeiro resgatou a Constituição Brasileira e citou o Artigo 3º, que diz que um dos objetivos da República Federativa do Brasil é construir uma sociedade livre, justa e solidária. Segundo ele, o título dessa palestra inclui esse objetivo de forma direta, pois não tem como fazer justiça social e oferecer oportunidades às pessoas, sem recursos financeiros e uma melhoria da Economia. Desse modo, tudo isso está relacionado à ciência e a sua importância, tanto para as universidades públicas brasileiras quanto para o país.

Janine abordou a necessidade de promover a inclusão social no País, para que as pessoas possam ter os seus talentos identificados e depois desenvolvidos. De modo que, afirmou: “não há prosperidade no mundo sem conhecimento”. O pró-reitor de Graduação da UFG,  professor Laerte Guimarães Ferreira, fez a mediação do encontro. Para assistir à palestra, você pode entrar no canal oficial da UFG no Youtube.

*Ana Luiza Abreu é estagiária de Jornalismo sob supervisão de Carolina Melo e orientação de Silvana Coleta

Fonte: Secom-UFG

Categorias: Conpeex 2021 Humanidades