Professora Unicamp conpeex

“Compartilhamento de dados é caminho para uma Ciência solidária”

Em 13/10/21 13:03. Atualizada em 13/10/21 13:06.

Professora da Unicamp, Claudia Bauer Medeiros, ofertou palestra sobre Ciência Aberta durante Conpeex 2021

Willian Oliveira*

Parte da 18º edição do Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão (CONPEEX) da UFG, a palestra “O que é ciência aberta? O que o Brasil está fazendo a respeito?” ocorreu na última quinta-feira (07/10). O encontro tratou sobre as mudanças estruturais da produção do conhecimento científico e contou com a mediação do professor da UFG, Ruy de Souza Lino Junior, e teve como convidada a professora da Universidade de Campinas (Unicamp), Claudia Bauer Medeiros. Durante todo o debate, Claudia abordou a questão do acesso à informação, sobretudo a produção acadêmica, indo do início da invenção da imprensa até os dias atuais.

A professora iniciou a sua explanação abordando a questão do ciclo de vida dos dados que são produzidos e como eles podem ser compartilhados. Segundo ela, a mudança estrutural que a produção acadêmica necessita passa, principalmente, pelo fato de que todos os dados científicos sejam armazenados e espalhados, em repositórios públicos, para que todos possam ter acesso e lucros.

Citando como exemplo a questão dos repositórios, Cláudia apresentou na sua exposição o Repositório de Dados de Pesquisa (REDU) e o Repositório da Produção Científica e Intelectual, que são  ferramentas oficiais da Universidade para o depósito, organização, disseminação e preservação de todos os dados digitais de pesquisa aqui produzidos.

A professora, no decorrer da palestra, tratou de falar quais os caminhos para que a ciência se torne algo aberto e realmente seja de acesso universal. Por meio do texto "Recommendation on Open Science”, da Unesco, que ainda será aprovado, ela exemplificou quais as recomendações e como a pandemia de COVID-19, de certa maneira, obrigou o mundo a colaborar e dividir informações.

Segundo Cláudia a ciência aberta é o caminho para uma ciência mais comunitária e solidária que trará benefícios para todos. “Ciencia aberta é compartilhamento com qualquer um [...] As pessoas precisam ter acessos aos dados para que possam reutilizar informações e assim passar para frente”, concluiu.

Você pode assistir a palestra completa no Youtube Oficial da UFG.

*Willian Oliveira é estagiário de Jornalismo sob supervisão de Carolina Melo e orientação de Silvana Coleta

Categorias: Institucional Conpeex 2021