Icone Instagram
Icone Linkedin
Icone YouTube
Universidade Federal de Goiás
Papo Musical

PAPO MUSICAL

Em 15/10/21 10:19. Atualizada em 25/10/21 14:48.

Homenagem ao dia do professor: Glacy Antunes de Oliveira

 

Gyovana Carneiro*

Professora Glacy Antunes de Oliveira

Marcado como o Dia do Professor, o dia 15 de outubro foi criado com o intuito de homenagear esse profissional de grande importância no desenvolvimento do ser humano.

A data é celebrada  em referência a d. Pedro I, que, no dia 15 de outubro de 1827, emitiu uma lei sobre o Ensino Elementar, definindo que todas as cidades do Brasil deveriam ter Escolas de Primeiras Letras (Ensino Fundamental).

Após um século desta lei imperial, Salomão Becker,  professor do estado de São Paulo e autor da frase “professor é profissão, educador é missão”,  decidiu utilizar a data 15 de outubro como o momento oportuno para estabelecer um dia de folga a esses profissionais tão atarefados. De sua ideia se organizou uma confraternização entre professores e alunos. A proposta do Professor acabou sendo bem recebida e inspirou celebrações semelhantes.

O 15 de Outubro foi oficializado no Brasil, em 1948, como data comemorativa e feriado no estado de Santa Catarina, e, em 14 de outubro de 1963, por meio do decreto federal nº 52.682, foi criado o Dia do Professor em todo o país pelo Presidente João Goulart.  Internacionalmente se celebra o Dia Mundial do Professor em 5 de outubro.

Escolhemos homenagear neste 15 de outubro uma professora na área de música – a professora e pianista Glacy Antunes de Oliveira.

Glacy Antunes de Oliveira (1984)
Revista Goiana de Artes, 5(1): 113-132, jan./jun. 1984

Sensível, determinada, criativa. Em busca de seus sonhos, aproveitou o impulso e apoio convincentes da família, agarrou e potencializou as oportunidades que a Universidade Federal de Goiás lhe proporcionou, quer como docente quer como administradora ou como pianista, por todo o Brasil e também no exterior.

Segundo Glacy:

“Vem sempre à minha mente a figura calma e firme da minha mãe que, embora me trouxesse biscoitos e bolinhos, mantinha-me por várias horas ao piano pois, como dizia ‘… seus professores afirmam que você tem grande talento; cabe a mim, ensinar-lhe disciplina, determinação, minúcia e paciência …’.”

A menina talentosa tornou-se Professora Titular na Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás,  fazendo uma verdadeira revolução à frente dessa escola.

Enquanto diretora e membro do Conselho Universitário uniu o corpo docente em prol do crescimento da instituição, criou cursos de graduação, especialização e mestrado. Igualmente, trouxe eventos artísticos e científicos internacionais para Goiânia, elevando o patamar da Escola perante a Universidade e ao Brasil. Depois de sua gestão a EMAC é considerada pelos órgãos medidores do ranking nacional como uma das melhores escolas de música do país.

Em curto espaço de tempo à frente da cultura do município, quando Secretária de Sultura, mostrou o que é possível realizar em uma instituição pública.

A sempre inovadora e destemida Galcy conta:

Minha queda por inovações manifestou-se quando da formatura da minha turma no Conservatório – Yara Moreyra, Maria Augusta Callado, Acy Taveira, Jodelmi Camilo, Dalva Albernaz…. Tive a audácia de telefonar para o Maestro Camargo Guarnieri, convidando-o para paraninfo; o notável compositor aceitou, dando início a uma profícua relação não só com a UFG mas também com a Música e músicos de Goiás- (anos depois, recebeu o título de Doutor Honoris Causa concedido pela UFG)“.

Formatura no Conservatório Goiano de Música (1960)
Yara Moreyra; Glacy Antunes; Maestro Camargo Guarnieri
Acervo Yara Moreyra

Como Professora de Piano e Música de Câmara, orientou incontável número de pianistas, hoje atuantes como professores, solistas e cameristas pelo mundo.

Foi fundadora do MVSIKA, Centro de Estudos, reconhecido por especialistas como um marco no Brasil quanto à Didática da Música, do Teatro, da Dança, das Artes Integradas.

Detentora de inúmeros prêmios, a pianista Glacy tem se apresentado como solista e camerista ao lado do Maestro e flautista Norton Morozowic.

Glacy Antunes, piano – Norton Morozowicz, flauta

Em 2019 Glacy Antunes de Oliveira  foi agraciada com o Título de Professora Emérita da Universidade Federal de Goiás. Em seus quase sessenta anos de existência, a UFG conferiu esta honraria, à Pianista Belkiss S. Carneiro de Mendonça,  a Maestrina Maria Lucy Veiga Teixeira (Dona Fífia),  e,   em 10 de junho de 2019 à Professora e Pianista Glacy Antunes de Oliveira.

Profa. Glacy Antunes de Oliveria recebendo o Título do Magnífico Reitor Prof. Edward Madureira (2019)

Segundo o renomado compositor Ronaldo Miranda:

“Glacy tem o seu nome inscrito naconsistente escola pianística de Goiás, como ex-aluna de Belkiss Carneiro de Mendonça e comoprofessora exemplar de uma plêiade de jovens pianistas brasileiros”.

Glacy é uma daquelas mulheres que não conhece a palavra impossível. E, por onde passa faz total diferença! Realiza, incentiva, acolhe, fazendo a música e as pessoas melhores por onde passa.

Ouviremos uma restauração do Concerto para piano n.5  em mi maior, opus 73,  conhecido como Concerto do Imperador de L. van Beethoven,  com a pianista Glacy Antunes de Oliveira de fragmentos de reportagens sobre o Festival de Música de Blumenau em 1990, sob a Direção Artística de Norton Morozowicz, com a Orquestra de Câmara de Blumenau e renomados professores e músicos convidados que integraram a orquestra do Festival.

Observe os aspectos militares e simbólicos do Concerto Imperador que caracterizam seu estilo heróico interpretado pela grande pianista Glacy Antunes de Oilveira

*Depois, deixe seu comentário e vamos papear também nas Redes sociais!

 

Fonte: Secom-UFG

Categorias: colunistas Papo Musical Emac