Internet EDUCA

INTERNET EDUCA

Em 19/10/21 20:43. Atualizada em 19/10/21 20:54.

Metodologias Ativas pelo Mão na Massa 2021

Fernanda Cunha*

Com a educação pela internet, em tempos de pandemia, metodologias expositivas muitas vezes tomam menos atenção dos alunos. Estas podem ser uma das razões dos estudantes desligarem suas câmeras e microfones, deixando os professores na escuridão.

Fato é que metodologias expositivas, há tempos antes da pandemia, vem sendo objeto de ressignificação frente a metodologias ativas, em que os estudantes possam protagonizar o processo de ensino aprendizagem.

Importante, compreender que aulas expositivas também podem fazer parte de processos de ensino/aprendizagem calcados em abordagens ativas, vez que é importante distinguir aula expositiva de todo um processo de ensino/aprendizagem centrado exclusivamente em métodos expositivos.

Notável tem sido a ocorrência de muitos confundirem metodologias com abordagens educativas. Assim, se faz relevante compreender que abordagens de ensino são proposições conceituais teóricas, em que os professores e professoras podem, ao interpretá-las, se subsidiar das mesmas para corroborar em seus processos de criação/elaboração de suas aulas autorais, viabilizando suas metodologias, que melhor podem dinamizar o processo de ensino/aprendizagem de proposições específicas junto aos seus alunos.

Frágil pode se tornar o acontecimento pedagógico, caso metodologias ativas estejam parcas de abordagens ativas. Deste modo, processos de ensino/aprendizagem, com vistas em ensinar a teoria pela prática, convergem a metodologias ativas, sendo recomendável estas estarem embasadas em abordagens de ensino/aprendizagem concernentes à esta natureza.

Como educadoras, educadores e alun@s frequentam congressos, não é mesmo? Mas você já pensou em um congresso que poderia dinamizar acontecimentos pedagógicos ativos, alicerçados em abordagem de ensino ativa, em plena pandemia, disponibilizando mais de 40 proposições de experiências pelo Mão na Massa? Sim, pelo Mão na Massa, porque você pode experienciar propostas de experiências na prática, online.

Então não perca o II Congresso internacional Online entre Arte, Cultura e Educação, com a novidade este ano do Mão na Massa: Experiências [Re]significativas com o tema Reconexões da Abordagem Triangular no ensino da Artes de 19 de outubro a 28 de outubro de 2021 no Canal Youtube UFG Oficial.

Este congresso é 100% online, 100% gratuito em que você pode conferir ao vivo ou assincronamente.

Abaixo lista da programação desta semana do dia 19/10/21 ao dia 24/10/21, com algumas das mais de 40 proposições que, no link abaixo, você poderá acessar cada uma das propostas, com informações e vídeos específicos, da referida semana, que cada um dos autores propõe para este congresso:

- Dia 19/10/2021: Gênese da Abordagem Triangular pela Professora Ana Mae Barbosa;

- Dia 20/10/2021: Pode uma mulher Negra olhar? Histórias para gente disposta;

- Dia 20/10/2021: Abordagem Triangular do Ensino das Artes e Culturas Visuais: Percursos e Conexões;

- Dia 20/10/2021: Poéticas da Memória;

- Dia 20/10/2021: Narrações de triângulos: os contos tradicionais e os três eixos da Proposta de Ana Mae Barbosa;

- Dia 20/10/2021: A Interpretação da Imagem: Jakobson e as funções da linguagem;

- Dia 20/10/2021: É possível fazer teatro online?: jogos teatrais e contação de histórias no universo virtual;

- Dia 21/10/2021: Conexões e experiências do GEARTE no âmbito da Abordagem Triangular;

- Dia 21/10/2021:  Abordagem Triangular do Ensino das Artes e Culturas Visuais: Percursos e Conexões;

- Dia 21/10/2021: Dança Manifesto;

- Dia 21/10/2021: A Interpretação da Imagem: Jakobson e as funções da linguagem

- Dia 21/10/2021: Folia no quintal: Cuidando da Carioca na Cidade de Goiás;

- Dia 21/10/2021:  Arte como cura em tempos de crises humanitárias;

- Dia 21/10/2021: Experiências artísticas com a comunidade surda: trajetos, modos e projetos inclusivos e transdisciplinares;

- Dia 22/10/2021: A pele da mão que toca a pele do tambor;

- Dia 22/10/2021: Abordagem Triangular do Ensino das Artes e Culturas Visuais: Percursos e Conexões;

- Dia 22/10/2021: Estereótipos Raciais;

- Dia 22/10/2021: Arte para comunicação da ciência;

- Dia 22/10/2021: Projetos Colaborativos de Arte para a Ação Comunitária

- Dia 23/10/2021: Mão na massinha: A arte de ser, sentir e estar;

- Dia 23/10/2021: Brincar com Parangolés e Gênero na primeira infância;

- Dia 24/10/2021: Brincar com Parangolé e Gênero na primeira infância.

Estas proposições de experiência fazem parte da programação do Mão na Massa 2021 no II Congresso Internacional Online entre Arte, Cultura e Educação com o tema Reconexões da Abordagem Triangular no Ensino das Artes.

Confira a programação deste congresso, com as mais de 40 proposições para você experienciar na prática, clicando aqui

Visite o meu canal do Youtube, acessando o link https://www.youtube.com/c/FernandaCunhaCiberArtEduca e confira a coletânea de vídeos disponíveis que venho realizando com dicas, reflexões, tutoriais, entrevistas, que possam auxiliar profissionais do ensino e alunos.

Acesse também o site https://portalinterneteduca.com/

Neste site há diversos formatos de conteúdo: artigos, e-books, posts, encontros online, etc., buscando contribuir com professoras, professores, alunas e alunos, pessoas interessadas na área da Arte, Cultura e Educação.

*Fernanda Cunha é professora da Escola de Música e Artes Cênicas (EMAC) da UFG.

O Jornal UFG não endossa as opiniões dos artigos e colunas, de inteira responsabilidade de seus autores.

Categorias: colunistas Emac