Icone Instagram
Icone Linkedin
Icone YouTube
Universidade Federal de Goiás
Webciência episódio

“A digitalização é construída por pessoas, somos nós os agentes de transformação”

Em 21/10/21 09:13. Atualizada em 12/11/21 18:09.

WebCiência IQ-UFG promoveu webinário com mestre em Engenharia de Produção pela UFG, Pedro Mendonça

Ana Luiza Abreu*

O engenheiro de produção, Pedro Mendonça, iniciou sua apresentação dizendo sobre o propósito da palestra ser mais prática e mostrar coisas que possam ser aplicadas no mundo real. Ele afirmou que a sociedade está passando de maneira muito rápida pela transformação digital, principalmente a partir de 2010, com o surgimento da digitalização da indústria.

Pedro fez uma paráfrase com uma frase da banda Aerosmith na qual diz que a transformação digital é uma jornada e não um destino. “A gente não tem que ficar sentado esperando chegar a tal transformação digital. A gente tem que viver essa jornada, e isso significa começar a participar dela hoje, e vocês podem começar estudando do mais básico. Estudando como funciona um dispositivo que conecta a outro na internet das coisas, começar estudando conceitos básicos sobre impressão 3D”.

Nesse sentido, Pedro orienta as pessoas a viverem essa jornada, para que participem efetivamente do processo de construção digital. Para ele, o propósito da transformação digital é facilitar e gerar melhoria na qualidade de vida dos cidadãos, de modo que não visa dividir, mas unir todos e quebrar as barreiras de comunicação.

Pedro Mendonça expos as tecnologias mais comuns e as que estão sendo mais utilizadas nas smart homes, que são as casas inteligentes quanto nas smart cities, cidades inteligentes. Entretanto, isso não significa dizer que todas as tecnologias adotadas são recentes, existem algumas da década de 1980, por exemplo, que foram aplicadas atualmente, em virtude de sua evolução e por ser um contexto diferente.

A integração dessas diversas tecnologias atuais e antigas, como blockchain, cibersegurança, computação em nuvem, internet das coisas, machine learning entre outras, possibilitou a criação da digitalização. “A digitalização é construída por pessoas, então somos nós pessoas, os agentes de transformação. Além das tecnologias habilitadoras, nós somos os agentes de transformação, então temos que nos preparar para vivenciar essa transformação”, disse Pedro Mendonça.

Para assistir a palestra completa, você pode entrar no canal oficial da UFG no Youtube e procurar pelo título “Transformação Digital na Prática - Como as Novas Tecnologias Podem Impactar a Nossa Sociedade". Não deixe de ler e acompanhar nossa programação.

*Ana Luiza Abreu é estagiária de Jornalismo sob supervisão de Carolina Melo e orientação de Silvana Coleta

Fonte: Secom-UFG

Categorias: Tecnologia