Lançamento livro arte

Lançada nova edição da Revista Móin-Móin

Em 21/10/21 10:32. Atualizada em 12/11/21 18:17.

Evento de lançamento fez parte do 3º Encontro Poéticas do Inanimado

Cinthia Emidio*

A 24º edição da Revista Móin-Móin foi lançada na última terça-feira (19). O tema desta edição foi o processo de ensino e aprendizagem, além das experiências artísticas em 2020, diante do cenário imposto pela pandemia da covid-19. Cabe ressaltar que a Revista tem como propósito, de acordo com seu site oficial, estimular e possibilitar suporte teórico para reflexões sobre o Teatro de Formas Animadas. A Revista Móin-Móin é vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Teatro que faz parte do Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). O evento de lançamento fez parte da programação do 3º Encontro Poéticas do Inanimado, organizado pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e pela Universidade de Brasília (UnB), e que ocorreu de forma remota, entre os dias 13 e 19 de outubro.

O lançamento da Revista Móin-Móin contou com a participação do professor da Escola de Música e Artes Cênicas (EMAC) da UFG, Dalmir Rogério Pereira. Também fizeram parte do evento, os professores Fabiana Lazzari (UnB), Paulo Balardim (UDESC) e a doutoranda Liliana Pérez Recio (UDESC). O professor Paulo Balarim relembrou a criação da Revista, que ocorreu em 2005 e busca registrar e divulgar as pesquisas, além de provocar reflexões aos leitores. A edição 24 contou com a produção de 19 autores de cinco países, sendo eles o Brasil, Uruguai, Argentina, Reino Unido e Irã.

A Revista está disponível gratuitamente no site da própria Móin-Móin. Segundo Liliana Pérez Recio, que é uma das editoras, a 24º edição da Revista Móin-Móin mantém fiel a sua perspectiva temática original, ou seja, o teatro de bonecos e seus autores. Para Liliana, a Revista acaba se tornando um diagnóstico do “estado da arte”, de quem a produz, como e onde.

A professora Fabiana Lazzari afirmou sobre seu orgulho em fazer parte da produção da Revista Móin-Móin e ressaltou a importância de citar a Revista e seus autores em trabalhos acadêmicos. Segundo a professora, a Revista Móin-Móin possibilita a parceria e a troca de conhecimentos e perspectivas entre os artistas e os acadêmicos.

Da parceria para a realização do 3º Encontro Poéticas do Inanimado fizeram parte, a EMAC-UFG, Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE-UFG), Programa de Pós-Graduação Artes da Cena da Universidade Federal de Goiás (PPGAC-EMAC-UFG), Grupo de Pesquisa “Laboratório de Teatro de Formas Animadas” (LATA-UnB), Departamento de Artes Cênicas (CEN), Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas do Instituto de Artes (PPGCEN- IdA-UnB). Além do lançamento da Revista Móin-Móin, o 3º Encontro Poéticas do Inanimado contou com diversos eventos, como, seminários de pesquisas, encontros com grupos, encontros com artistas e mesas temáticas fizeram parte do cronograma do evento.

*Cinthia Emidio é estagiária de Jornalismo sob supervisão de Carolina Melo e orientação de Silvana Coleta

Fonte: Secom-UFG

Categorias: Arte e Cultura