Pedro Ludovico

Professor da UFG lança livro sobre a construção do mito de Pedro Ludovico Teixeira

Em 21/10/21 14:20. Atualizada em 21/10/21 14:28.

Publicação apresenta os elementos de perpetuação da imagem do médico e político no imaginário goiano

Michele Martins

Há 130 anos, no dia 23 de outubro de 1891, nascia na Cidade de Goiás, então capital do estado, o médico e político Pedro Ludovico Teixeira. O idealizador e construtor de Goiânia é uma das personalidades mais recorrente na memória e na história de Goiás. Todos os anos, principalmente por ocasião do aniversário de Goiânia, dia 24 de outubro, o seu nome é um dos mais lembrados nas celebrações ocorridas.

Em 2021 o professor da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás (FCS-UFG), Rildo Bento de Souza, lança o livro As raízes profundas do jequitibá: o processo de construção mítica de Pedro Ludovico Teixeira, pela editora Trilhas Urbanas. O lançamento será transmitido pelo Canal UFG Oficial no Youtube, no dia 23 de outubro, às 19h30. Foram convidados a participar o professor titular da UFG, Francisco Itami Campos, o diretor do Museu Pedro Ludovico Teixeira, Pedro Henrique Campos de Santana e a pesquisadora e representante da família Ludovico, Maria Dulce Loyola Teixeira.

Pesquisa

Derivada da pesquisa desenvolvida por Rildo Bento em seu doutorado no Programa de Pós-graduação em História da UFG, a publicação apresenta os elementos pelos quais a imagem de mito de Pedro Ludovico Teixeira se perpetua no imaginário goiano.

Pedro Ludovico

De acordo com o autor: “Pedro Ludovico é um mito consagrado pela história e pela memória goiana. Seu nome está em ruas, avenidas, bairro, museu, monumentos, estudos acadêmicos, biografias, reportagens de jornais e revistas. Meu objetivo foi analisar o processo de construção mítica, no qual o médico e político participou ativamente. Partiu dele a sedimentação discursiva dos caminhos que o conduziram a este patamar”, informou.

O professor Rildo Bento de Souza defende que, atualmente, a imagem do político pode ser tida como a do primeiro grande mito fundador do estado de Goiás: “Ao idealizar e construir Goiânia para ser a nova capital do estado, esta narrativa de criação ficou marcada como algo primordial, inicial, tornando-se ele mesmo, Pedro Ludovico, o criador e impulsionador do progresso em Goiás”, esclarece.

Dividido em quatro capítulos, a obra de 400 páginas contempla a Revolução de 1930 e a ascensão de Pedro Ludovico ao poder; a construção de Goiânia e a transferência da capital; a consagração pela História e pela Memória; e, por fim, o tempo mítico, quando são analisados todos os elementos que identificam o médico e político na cidade construída por ele.

Categorias: Arte e Cultura FCS