Papo Musical

PAPO MUSICAL

Em 22/10/21 12:56. Atualizada em 05/11/21 12:17.

44º Festival Internacional de Música Belkiss S. Carneiro de Mendonça

Gyovana Carneiro*

O festival de música mais antigo em edições contínuas no Brasil
44º FEstival Internacional de Música Belkiss S. Carneiro de Mendonça

Já se vão 43 Festivais de Música promovidos pela Universidade Federal de Goiás. Eventos realizados em Goiânia que contam parte da história da música em Goiás.

Desde sua primeira versão, como I Festival de Música Erudita do Estado de Goiás, os festivais trouxeram para Goiânia, reconhecidos nomes do cenário brasileiro e internacional: instrumentistas, cantores, compositores, regentes e educadores musicais, que deixaram sua marca na formação dos músicos em Goiás.

O Festival de Música promovido pela EMAC/UFG é o evento do gênero mais antigo do Brasil, realizado desde 1964 aos dias atuais;

Segundo a professora Maria Helena Jayme Borges:

“O grande acontecimento de 1964 foi a realização do I Festival de Música Erudita do Estado de Goiás de 19 a 27 de setembro. Os professores, alunos e servidores do Conservatório, compreendendo o alto sentido e as vantagens pedagógicas e sociais daquele evento, não mediram esforços para realização do festival, sendo essa a primeira vez que empreenderam um trabalho de tamanho vulto”.

O I Festival trouxe para Goiânia a regente e compositora carioca Maria Luiza de Mattos Priolli (1915 – 2000), ministrando o curso de Análise e Didática do Ritmo e Som; o renomado pianista Arnaldo Estrela (1908 -1980), o curso de Didática do piano e interpretação pianística e o compositor e musicólogo alemão naturalizado brasileiro  Bruno Kieffer (1923 – 1987), ministrando os cursos de Apreciação musical, Estética e História da Música.

Arnaldo Estrela (1908 -1980), Maria Luiza de Mattos Priolli (1915 – 2000) e Bruno Kieffer (1923 – 1987)

Além de cursos, a primeira versão do Festival ofereceu ao público goiano recitais com a participação dos violinistas Nathan Schuwartzmann e Mariuccia Iaconino, das pianistas Belkiss, Arnaldo Estrella e Heloisa Barra, da Mezzo Soprano Honorina Barra, do flautista Lenir Siqueira, do oboísta Paulo Nardhi, do clarinetista José Botelho, do trompista Jairo Ribeiro, do fagotista Noel Devos e ainda contou com a presença Maestro Isaac Karabtchewsky regendo o Madrigal Renascentista.

Isaac Karabtchevsky | immub.org
Maestro Isaac Karabtchewsky

Não por acaso, atualmente o Festival leva o nome de sua idealizadora, a musicista goiana Belkiss S Carneiro de Mendonça (1928 – 2005).

Belkiss S Carneiro de Mendonça (1928 – 2005).

Musicista reconhecida internacionalmente, Belkiss Spenzièri projetou o Brasil com seus concertos, sempre valorizando e divulgando a música brasileira. O festival que a homenageia será realizado pela Universidade Federal de Goiás através da Escola de Música e Artes Cênicas entre os dias 24 a 27 de outubro de 2021 no formato on-line. Um presente para os 88 anos de Goiânia.

No dia do aniversário de Goiânia (24 de outubro) haverá uma cerimonia de abertura com um recital de professores convidados e professores da casa, com transmissões pelo canal do YouTube da Escola de Música e Artes Cênicas da UFG (informações detalhadas no site http://www.emac.ufg.br)

Recital de Abertura

Relembrando a pianista que dá nome ao festival, ouviremos a LP Belkiss Carneiro de Mendonça (Copacabana COLP 12.550), lançado em 1980, Disponibilizado no YouTube pelo Instituto Piano Brasileiro – IPB.

Belkiss Carneiro de Mendonça

Observe a interpretação precisa e brilhante da pianista Belkiss

*Depois, deixe seu comentário e vamos papear também nas Redes sociais!

*Gyovana Carneiro é professora da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás

O Jornal UFG não endossa as opiniões dos artigos e colunas, de inteira responsabilidade de seus autores.

Fonte: Secom-UFG

Categorias: colunistas Papo Musical Emac