Congresso internacional de arte

Abordagem triangular das Artes marca abertura de Congresso Internacional

Em 22/10/21 13:08. Atualizada em 22/10/21 13:11.

Arte e Educação são debatidas no Congresso Internacional Online Entre Arte, Cultura e Educação

Willian Oliveira*

Teve início na última terça-feira (19) o II Congresso Internacional Online Entre Arte, Cultura e Educação. Idealizado pela Escola de Artes e Música (Emac) da Universidade Federal de Goiás, o tema do congresso deste ano diz respeito às Reconexões da Abordagem Triangular no Ensino das Artes. Com apresentações artísticas, mesas de debates e exposições, o evento contou com a participação de várias frentes e convidados.

A cerimônia de abertura, que teve como painelistas principais a professora da Universidade de São Paulo (USP) e idealizadora do conceito de abordagem triangular, Ana Mae Barbosa, e a professora da Emac, Glacy Antunes de Oliveira. O evento foi mediado pela professora da Emac, Fernanda Pereira da Cunha. Fernanda fez questão de abordar na sua exposição a importância e o tamanho do evento, que conta com mais de mil inscritos. Segundo ela, o congresso é de extrema necessidade, sobretudo pelo momento que estamos vivendo, e a abordagem triangular no ensino das Artes se torna indispensável no compartilhar de conhecimentos.

Congresso internacional de arte

Durante todo o painel de abertura foram abordadas as preocupações do atual momento sociocultural do Brasil. A professora Glacy Antunes de Oliveira destacou que nunca houve na história do país um momento tão difícil para a Arte. Mesmo com o cenário atual, Glacy propõe que tempos melhores virão e virão por meio de iniciativas e congressos como o Congresso Internacional Online Entre Arte, Cultura e Educação.

Também estiveram presentes na cerimônia a vice-reitora da UFG, professora Sandramara Matias e o reitor da UFG, Edward Madureira. A vice-reitora destacou a junção das diferentes unidades acadêmicas para a concretização do evento, que segundo ela é muito importante por buscar uma sociedade mais justa e democrática. Já o reitor Edward reiterou a importância do entusiasmo de eventos como esse que confrontam o momento de ataques simbólicos e diretos às universidades.

A segunda parte da cerimônia de abertura teve uma apresentação poética de idealização e realização da professora da USP, Regina Machado, e do músico Gabriel Levy. Na sequência, a professora Ana Mae Barbosa realizou a sua exposição sobre o conceito de Abordagem Triangular. Segundo ela o conceito perfaz uma rede sistêmica, por isso viva, orgânica, pulsante, flexível, enlaçando as mais diferentes possibilidades de apropriações no processo de desenvolvimento da capacidade de leitura crítica do mundo, nos diferentes contextos históricos culturais. Ainda segundo a professora, a realização  do congresso é de extrema importância, pois, segundo ela, marca a resistência e a sobrevivência da Arte e da Educação.

*Willian Oliveira é estagiário de Jornalismo sob supervisão de Carolina Melo e orientação de Silvana Coleta

Fonte: Secom-UFG

Categorias: Arte e Cultura Emac