Icone Instagram
Icone Linkedin
Icone YouTube
Universidade Federal de Goiás
Internet EDUCA

INTERNET EDUCA

Em 25/10/21 11:08. Atualizada em 08/11/21 15:23.

Abordagem Triangular como combustível às Metodologias Ativas pelo Mão na Massa 2021

Fernanda Cunha*

Como a educação na internet, em tempos de pandemia, acaba explicitando determinados casos de ensino fadado em ações educativas pouco engajadas à promoção do interesse do estudante, ocasionando a desatenção.

A pandemia se torna acontecimento, enquanto espelho retrovisor, que mostra realidade que antecede estes tempos.

Meu olhar para esta realidade que se explicita, em muitos casos, vem a mim com otimismo para oportunizar processos de experiência [re]significativos.

Quanto se fala sobre metodologias ativas, para que os alunos e alunas possam ser protagonistas nos processos de ensino/aprendizagem que estão submersos. Para tanto, se faz imprescindível processos educativos que contextualizam a teoria na prática.

Eis que ascende a oportunidade singular em prol do desenvolvimento da criticidade, da autogovernança, para que alunos e alunas sejam capazes de realizar suas próprias escolhas, em suas rotas de maneira autônoma.

Para tanto, as ações metodológicas, promovidas pelos docentes, necessitam de combustível teórico, ou seja, abordagens de ensino, que lhes deem subsídios, para embasar estas edificações metodológicas em suas ações pedagógicas.

A Abordagem Triangular, sistematizada pela professora Ana Mae Barbosa, é uma boa pedida.

A Abordagem Triangular perfaz uma rede sistêmica, por isto viva, orgânica, pulsante, flexível, enlaçando as mais diferentes possibilidades de apropriações no processo de construção do [re]conhecimento pleno auto governativo, libertário, promovendo o desenvolvimento da capacidade de leitura crítica do mundo, nos diferentes contextos históricos culturais.

A Abordagem Triangular é concebida na inter-relação de uma tríade indissociável – leitura da obra de arte e/ou do campo dos sentidos, contextualização e fazer artístico, relacionando-os com ações mentais concomitantes: informação, decodificação e produção, conduzindo ao questionamento, chave motriz para acionar o processo cognitivo/perceptivo sincrônico; centra-se na mente comprometida com a solução de um determinado problema, submersa num ambiente simbólico, promovendo uma complexa elaboração de pensamento, na busca pela resposta significativa (ideia/signo) que responda ao problema em questão.

Deste modo, a proposição desta Abordagem se vincula à elaboração de respostas às perguntas, suscitando, assim, buscar soluções de problemas que tem como objetivo a produção de ideias, concebidas como imagens internas, expressadas em ações artísticas.

No bojo desta proposição convido a todos para conferir o II Congresso internacional Online entre Arte, Cultura e Educação, com a novidade este ano do Mão na Massa: Experiências [Re]significativas com o tema Reconexões da Abordagem Triangular no ensino da Artes de 19 de outubro a 28 de outubro de 2021 no Canal Youtube UFG Oficial.

Este congresso é 100% online, 100% gratuito em que você pode conferir ao vivo ou assincronamente.

Abaixo lista da programação desta semana do dia 25/10/21 ao dia 28/10/21, com algumas das mais de 40 proposições de experiências pelo Mão na Massa que, no link abaixo, você poderá acessar cada uma das propostas, com informações e vídeos específicos, da referida semana, que cada um dos autores propõe para este congresso:

- Dia 25/10/2021: Abordagem Triangular a partir da História da Arte e Design;

- Dia 25/10/2021: Desenho de dentro para fora: proposições artístico-educacionais para práticas colab de modelo vivo;

- Dia 25/10/2021: [Re]significando contextos da produção de monografias em prol da inediticidade autoral;

- Dia 25/10/2021: Sistema Triangular Digital: uma proposição derivativa da Abordagem Triangular para a internet (1/3);

- Dia 25/10/2021: Aula Ateliê: Hugh O'Donnell;

- Dia 25/10/2021: Movimentando-se aos sons do Método Montessori e da Abordagem Triangular no ensino das Artes;

- Dia 26/10/2021: Aula Ateliê: Josef Albers;

- Dia 26/10/2021: Meu Encontro com a Abordagem Triangular no Ensino das Artes: Uma Trajetória Singular;

- Dia 26/10/2021:  A minha cultura musical brasileira;

- Dia 26/10/2021: Plataforma Fusion: dança e tecnologia – Composições de movimentos e imagens em tempo real;

- Dia 26/10/2021: Aprendizagem como SIM À vida: uma abordagem sistêmica;

- Dia 26/10/2021:Sistema Triangular Digital: uma proposição derivativa da Abordagem Triangular para a internet (2/3);

- Dia 26/10/2021:  Oficina Leituras do sensível (1/2);

- Dia 27/10/2021: Oficina Leituras do sensível (2/2);

- Dia 27/10/2021: Conexões Comutativas ou o Mito da Caverna?;

- Dia 27/10/2021:Sistema Triangular Digital: uma proposição derivativa da Abordagem Triangular para a internet (3/3);

- Dia 27/10/2021: Abordagem Triangular e Processo Criativo;

- Dia 27/10/2021: Álbum de família na arte contemporânea cearense (1/2);

- Dia 27/10/2021: Os três espectros do feminino enclausurado: a bruxa, a professora e a artista;

- Dia 28/10/2021: Cerâmica e Ancestralidade;

- Dia 28/10/2021: Álbum de família na arte contemporânea cearense (2/2);

- Dia 28/10/2021: #OcupaTriângulo - Uma proposta de aula aberta;

- Dia 28/10/2021: [Visita mediada] Para a Terra Volta Toda Corpa Em Matéria;

Dia 28/10/2021: Sentidos e significados do berimbau da/na Capoeira: construção e processos educacionais;

Dia 28/10/2021:  Encerramento do II Congresso Internacional Online Entre Arte, Cultura e Educação, com construção de expressão coletiva, sobre a enquete “O que é necessário para fortalecer as relações entre Arte, Cultura e Educação na Educação Básica - Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Profissionalizante?”

 

Você ainda pode acessar assincronamente Exposições e Relatos de Experiência presentes no Mão na Massa 2021, abaixo listado:

As Minhas Colagens;

Memórias com/ e na Arte;

Terra Presente Ausente: proposta triangular em processos de arte e natureza;

Poéticas da memória;

À Abordagem Triangular no processo de criação com arte em contexto informal com educando autista;

O sagrado feminino na videoperformance.

Estas proposições de experiência fazem parte da programação do Mão na Massa 2021 no II Congresso Internacional Online entre Arte, Cultura e Educação com o tema Reconexões da Abordagem Triangular no Ensino das Artes.

Confira a programação deste congresso, com as mais de 40 proposições para você experienciar na prática, clicando aqui.

Visite o meu canal do Youtube, acessando o link https://www.youtube.com/c/FernandaCunhaCiberArtEduca e confira a coletânea de vídeos disponíveis que venho realizando com dicas, reflexões, tutoriais, entrevistas, que possam auxiliar profissionais do ensino e alunos.

Acesse também o site https://portalinterneteduca.com/

Neste site há diversos formatos de conteúdo: artigos, e-books, posts, encontros online, etc., buscando contribuir com professoras, professores, alunas e alunos, pessoas interessadas na área da Arte, Cultura e Educação.

*Fernanda Cunha é professora da Escola de Música e Artes Cênicas (EMAC) da UFG

O Jornal UFG não endossa as opiniões dos artigos e colunas, de inteira responsabilidade de seus autores.

Fonte: Secom-UFG

Categorias: colunistas Internet Educa Emac