Conecta Inf

Empreendedorismo dentro das áreas de Tecnologia e Engenharias é incentivado

Em 25/10/21 11:43. Atualizada em 26/10/21 14:40.

Encontro do INF Conectado falou sobre o programa Centelha e em como tirar uma ideia inovadora do papel

Nicolly Nathália*

Na última sexta-feira, dia 22 de outubro ocorreu mais uma  edição do INF Conectado com o tema "Dê o 1º Passo rumo à Jornada Empreendedora com o Programa Centelha". O evento foi de forma remota e  contou com a presença de Robson Domingos Vieira, presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG), e dos professores Anderson Soares e Wanderley Alencar, do Instituto de Informática (INF). Além das participações especiais de Wagner De Barros Neto e Iarly Julio Carvalho Coli, empreendedores centelhanos.

O professor Anderson Soares iniciou sua fala destacando a importância do encontro, e a necessidade de aprender, comunicar, desenvolver e avaliar ideias. O professor discorreu sobre a importância do empreendedorismo para organização, desenvolvimento pessoal e aprendizagem, isso se o projeto proposto continuar na primeira fase, momentos que podem receber um estímulo financeiro.

Em sequência, Robson Domingos Vieira, presidente da FAPEG, falou sobre o programa nacional que se encaixa na estratégia de espalhar o empreendedorismo e sobre as metas que querem alcançar. Compartilhou sobre o programa centelha, que é nacional e é uma iniciativa para o incentivo ao empreendedorismo inovador que visa transformar ideias inovadoras em empreendimentos de sucesso.

O Programa Centelha visa estimular a criação de empreendimentos inovadores e disseminar a cultura empreendedora no Brasil. O encontro foi voltado para encorajar estudantes das áreas de Tecnologia da Informação e das Engenharias, para não perder essa oportunidade de iniciar a sua carreira de empreendedor. Nesta edição especial do INF Conectado foram apresentados casos de sucesso de empreendedores que conquistaram seu lugar por meio do Programa Centelha.

O Centelha tem o objetivo de gerar novas empresas prioritariamente a partir do conhecimento gerado nas Instituições de Ciência e Tecnologias (ICTIs), gerar inovações de interesse direto da sociedade, além de gerar empresas, formar cultura e fortalecer o ecossistema de empreendedorismo inovador. O Centelha  busca ideias com grande potencial de se tornarem um negócio de sucesso, e desenvolver produtos, processos ou serviços inovadores, que contribuam para o desenvolvimento da economia nacional.

Esse foi o caso do Encaixe, uma B2B para a automação de marketing e engajamento durante a jornada do paciente, que oferece aos paciente um processo de agendamento online, criando links de redirecionamento, sem a necessidade de baixar aplicativos independentemente da origem do click - seja advindo dos guias médicos, redes sociais, Whatsapp, sites de busca, site próprio e até da concorrência. Iarley  Julio Carvalho Coli disse que o programa entrou em um  momento em que eles precisavam expandir e de recursos financeiros,  o programa entrou para transformar o que era um pequeno teste de laboratório em um  produto já com poder de escala.

Wagner De Barros Neto acrescentou incentivando a submeter a sua ideia inovadora ao Centelha, mostrando o passo a passo para se inscrever como: Descrever o problema, propor uma solução, mostrar os diferenciais dessa solução e a equipe empreendedora. Para a primeira fase, querem reunir mil propostas, para na segunda fase selecionam 200 dessas propostas e na terceira fase selecionar cem e as 50 primeiras receberão um incentivo.

Juntos falaram sobre os benefícios que o programa  oferece, como incentivar com R$60 mil a empresa contemplada em forma de subvenção, o que significa que não são reembolsáveis para ajudar os novos empreendedores a tirarem o negócio do papel. Está previsto também a disponibilização de bolsas para que os empreendedores possam se dedicar ao desenvolvimento e implementação de seus projetos, além dos padrinhos da primeira turma, como explicou Iarley Julio e Robson Domingos.

Para se inscrever é só acessar o site: www. Programacentelha.com.br/go e fazer o cadastro, até o dia 26/10/2021

*Nicolly Nathália é estagiária de Jornalismo sob supervisão de Carolina Melo e orientação de Silvana Coleta

Fonte: Secom-UFG

Categorias: Tecnologia inf