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Universidade Federal de Goiás
Internet EDUCA

INTERNET EDUCA

Em 08/11/21 14:07. Atualizada em 09/11/21 11:13.

A inovação impera nas Universidades em tempos de pandemia

Fernanda Cunha

 

Como a pandemia vem alterando o modus operandi do cotidiano, não é mesmo? Situação esta que evidencia, em muitos comportamentos, a busca de possível retorno à vida antes da pandemia. Mas será que ainda há crédulo que as novas práticas de vida destes tempos pandêmicos não estarão, em sua porção, embrenhadas no tão desejado tempos pós-pandêmico?

Procedimento, costumes, ritos, ressignificados. Fato este tangível à olhos vistos às mais ínfimas ações da vida.

Neste contexto, importante holofote à Educação, à Arte, à Cultura vez que gestos compõem hábitos, que por sua vez compõe ritos expressos na educação de um povo. Quais os ensejos dos alun@s em relação às aulas em tempos pós-pandêmicos? O que fica? O que, como fumaça, se esvai? E aos professores? No que se converge e/ou se diverge no aprendizado para a vida após a pandemia?

As metodologias ativas, que venho abordando nas colunas deste jornal nas 2 últimas semanas, sempre são palco de atenção na busca de se promover processos mais interativamente motivacionais ao ensino/aprendizagem, ainda antes da pandemia.

Entretanto, a pandemia, evidenciou em muitos casos, a fragilidade na formação de professoras e professores não somente na utilização dos recursos tecnológicos como intermediadores do processo de ensino/aprendizagem, mas, por esta via, latente se apresenta procedimentos metodológicos em suas práticas educativas de certo muito conservadores no tocante à ações pedagógicas enrijecidas, com frágil resiliência à metodologias ativas com cenário merecedor de importante atenção como câmeras fechadas, microfones mutados, extensas “tarefas” expressas pelos estudantes e pais como “exaustivas” e de difícil manejo em casa etc.

A pandemia traz à tona o que, por vezes, os muros das escolas podem sucumbir quando as vozes da educação não são ouvidas pela sociedade. Exemplo desta situação perpassa atenção mais cuidadosa à importância de investimentos na educação. A pandemia, que leva a educação para dentro das casas deixa esta realidade exposta.

É imprescindível a formação de qualidade para professores. Caso contrário, há efeito dominó na formação de alunos e alunas da educação infantil à pós-graduação, resvalando nos profissionais, que atendem a sociedade nos diferentes campos de atuação. Sim, esta é a realidade: a educação frágil bate à porta de cada uma das pessoas da sociedade. Educação frágil. Sociedade vulnerável.

Há o outro lado da moeda: as universidades, em seus exercícios cotidianos em prol da inovação, ainda que de modo mais precário em razão de muitas verbas reduzidas, se colocam na linha de frente em resposta às questões emergentes, urgentes, inclusive em tempos de pandemia, enlaçam possibilidades à sociedade. Traçam caminhos. Esperança factível à soluções postas bem como outras trilhas para novas descobertas.

Se eu pudesse aqui, em uma única palavra, singularizar as universidades públicas de nosso país, a palavra seria indubitavelmente: Inovação.

Inovação em todas as áreas, em todos os segmentos e seus processos. Inovação.

Neste contexto há que se chamar a atenção para o II Congresso Internacional Online entre Arte, Cultura e Educação que, em sua segunda edição, este ano, traz a inovação do Mão na Massa.

O Mão na Massa é exemplo de ação inovadora, em um congresso 100% online, com caráter científico, promovendo proposições na prática em prol de experiências [re]significativas.

Exatamente isto: os participantes inscritos e também os não inscritos, pois não houve limite de acesso pelo canal do Youtube Oficial da UFG, participavam ativamente das ações disponíveis neste congresso pela Internet, como: performances, minicursos, oficinas, exposição, laboratórios, aulas abertas, roda de conversa, composição, palestra, videoarte, entrevista, ateliê, aula ateliê, demonstração, oficina, relatos de experiência, pelas áreas de artes visuais, arte, educação e narrativas orais, teatro, dança, música, e-Arte/Educação.

Foram mais de 40 proposições de experiências - na prática, ao vivo, online, com as mais diferentes possibilidades de imersão entre Arte, Cultura e Educação, contando com programação nos períodos da manhã, tarde e noite.

Houve programação infantil, no final de semana, que se intitulou de Mão na Massinha, cuja programação foi sistematizada para crianças, adultos – pais e responsáveis, como também para professoras e professores da educação infantil.

O relevante é que por meio deste processo, este congresso online, por manter disponível os conteúdos registrados. Estes podem ser acessados a qualquer momento para ensino, pesquisa e extensão.

O registro deste congresso se caracteriza como significativo acervo documental, objeto educativo, fonte primária para reverberar, dialogar com as proposições pedagógicas docentes, discentes bem como pesquisadores, em tempos de pandemia e pós-pandemia.

Neste sentido professores e professoras, se desejar, podem fazer uso destes conteúdos para suas aulas online, assíncronas, híbridas ou no presencial em sala de aula.

No bojo de proposições tocadas pelas metodologias ativas, bem como por meio da inventividade docente em seus processos pedagógicos ativos, faço convite para conferir o II Congresso internacional Online entre Arte, Cultura e Educação, com a novidade este ano do Mão na Massa: Experiências [Re]significativas com o tema Reconexões da Abordagem Triangular no ensino da Artes que ocorreu de 19 de outubro a 28 de outubro de 2021 no Canal Youtube UFG Oficial.

Acesse as mais de 40 proposições de experiências pelo Mão na Massa. Você poderá conferir cada uma das propostas, com informações e vídeos específicos, que cada um dos autores – personalidades expoentes, propõe para este congresso:

- Dia 19/10/2021: Gênese da Abordagem Triangular pela Professora Ana Mae Barbosa;

- Dia 20/10/2021: Pode uma mulher Negra olhar? Histórias para gente disposta;

- Dia 20/10/2021: Abordagem Triangular do Ensino das Artes e Culturas Visuais: Percursos e Conexões;

- Dia 20/10/2021: Poéticas da Memória;

- Dia 20/10/2021: Narrações de triângulos: os contos tradicionais e os três eixos da Proposta de Ana Mae Barbosa;

- Dia 20/10/2021: A Interpretação da Imagem: Jakobson e as funções da linguagem;

- Dia 20/10/2021: É possível fazer teatro online?: jogos teatrais e contação de histórias no universo virtual;

- Dia 21/10/2021: Conexões e experiências do GEARTE no âmbito da Abordagem Triangular;

- Dia 21/10/2021:  Abordagem Triangular do Ensino das Artes e Culturas Visuais: Percursos e Conexões;

- Dia 21/10/2021: Dança Manifesto;

- Dia 21/10/2021: A Interpretação da Imagem: Jakobson e as funções da linguagem ;

- Dia 21/10/2021: Folia no quintal: Cuidando da Carioca na Cidade de Goiás;

- Dia 21/10/2021:  Arte como cura em tempos de crises humanitárias;

- Dia 21/10/2021: Experiências artísticas com a comunidade surda: trajetos, modos e projetos inclusivos e transdisciplinares;

- Dia 22/10/2021: A pele da mão que toca a pele do tambor;

- Dia 22/10/2021: Abordagem Triangular do Ensino das Artes e Culturas Visuais: Percursos e Conexões;

- Dia 22/10/2021: Estereótipos Raciais;

- Dia 22/10/2021: Arte para comunicação da ciência;

- Dia 22/10/2021: Projetos Colaborativos de Arte para a Ação Comunitária;

- Dia 23/10/2021: Mão na massinha: A arte de ser, sentir e estar;

- Dia 23/10/2021: Brincar com Parangolés e Gênero na primeira infância;

- Dia 24/10/2021: Brincar com Parangolé e Gênero na primeira infância.

- Dia 25/10/2021: Abordagem Triangular a partir da História da Arte e Design;

- Dia 25/10/2021: Desenho de dentro para fora: proposições artístico-educacionais para práticas colab de modelo vivo;

- Dia 25/10/2021: [Re]significando contextos da produção de monografias em prol da inediticidade autoral;

- Dia 25/10/2021: Sistema Triangular Digital: uma proposição derivativa da Abordagem Triangular para a internet (1/3);

- Dia 25/10/2021: Aula Ateliê: Hugh O'Donnell;

- Dia 25/10/2021: Movimentando-se aos sons do Método Montessori e da Abordagem Triangular no ensino das Artes;

- Dia 26/10/2021: Aula Ateliê: Josef Albers;

- Dia 26/10/2021: Meu Encontro com a Abordagem Triangular no Ensino das Artes: Uma Trajetória Singular;

- Dia 26/10/2021:  A minha cultura musical brasileira;

- Dia 26/10/2021: Plataforma Fusion: dança e tecnologia – Composições de movimentos e imagens em tempo real;

- Dia 26/10/2021: Aprendizagem como SIM À vida: uma abordagem sistêmica;

- Dia 26/10/2021:Sistema Triangular Digital: uma proposição derivativa da Abordagem Triangular para a internet (2/3);

- Dia 26/10/2021:  Oficina Leituras do sensível (1/2);

- Dia 27/10/2021: Oficina Leituras do sensível (2/2);

- Dia 27/10/2021: Conexões Comutativas ou o Mito da Caverna?;

- Dia 27/10/2021:Sistema Triangular Digital: uma proposição derivativa da Abordagem Triangular para a internet (3/3);

- Dia 27/10/2021: Abordagem Triangular e Processo Criativo;

- Dia 27/10/2021: Álbum de família na arte contemporânea cearense (1/2);

- Dia 27/10/2021: Os três espectros do feminino enclausurado: a bruxa, a professora e a artista;

- Dia 28/10/2021: Cerâmica e Ancestralidade;

- Dia 28/10/2021: Álbum de família na arte contemporânea cearense (2/2);

- Dia 28/10/2021: #OcupaTriângulo - Uma proposta de aula aberta;

- Dia 28/10/2021: [Visita mediada] Para a Terra Volta Toda Corpa Em Matéria;

Dia 28/10/2021: Sentidos e significados do berimbau da/na Capoeira: construção e processos educacionais;

Dia 28/10/2021:  Encerramento do II Congresso Internacional Online Entre Arte, Cultura e Educação, com construção de expressão coletiva, sobre a enquete “O que é necessário para fortalecer as relações entre Arte, Cultura e Educação na Educação Básica - Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Profissionalizante?”

 

Você ainda pode acessar assincronamente Exposições e Relatos de Experiência presentes no Mão na Massa 2021, abaixo listado:

As Minhas Colagens;

Memórias com/ e na Arte;

Terra Presente Ausente: proposta triangular em processos de arte e natureza;

Poéticas da memória;

- À Abordagem Triangular no processo de criação com arte em contexto informal com educando autista;

O sagrado feminino na videoperformance.

Para conferir toda a programação no site deste congresso, com as mais de 40 proposições para você experienciar na prática, clicando aqui.

Visite o meu canal do Youtube, acessando o link https://www.youtube.com/c/FernandaCunhaCiberArtEduca e confira a coletânea de vídeos disponíveis que venho realizando com dicas, reflexões, tutoriais, entrevistas, que possam auxiliar profissionais do ensino e alunos.

Acesse também o site https://portalinterneteduca.com/

Neste site há diversos formatos de conteúdo: artigos, e-books, posts, encontros online, etc., buscando contribuir com professoras, professores, alunas e alunos, pessoas interessadas na área da Arte, Cultura e Educação.

 

*Fernanda Cunha é professora da Escola de Música e Artes Cênicas (EMAC) da UFG.

O Jornal UFG não endossa as opiniões dos artigos e colunas, de inteira responsabilidade de seus autores.

 

Fonte: Secom UFG

Categorias: colunistas Emac