Reunião dá início ao Programa de Iniciação à Pesquisa 2021-2022

Em 09/11/21 07:38. Atualizada em 16/11/21 11:34.

Com a presença da coordenação e do comitê gestor, o encontro sanou dúvidas e apresentou o regulamento do PIP

Isabela Cintra

Com o objetivo de discutir as normas e diretrizes do Programa de Iniciação à Pesquisa 2021-2022 (PIP), a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da Universidade Federal de Goiás (PRPI/UFG) realizou no dia 4 de novembro uma reunião com os participantes do programa. O evento foi realizado de forma remota e transmitido pelo canal oficial da UFG no YouTube. O pró-reitor de Pesquisa e Inovação, professor Jesiel Freitas Carvalho, destacou a relevância do PIP para a Universidade e a comunidade, além de promover a curiosidade e a capacidade crítica dos estudantes. “O Programa de Iniciação à Pesquisa mobiliza, hoje, cerca de 2 mil pessoas na nossa comunidade. São aproximadamente 1200 estudantes envolvidos e cerca de 700 professores orientadores e co-orientadores”, ressalta.

PIP abertura

O pró-reitor também explicou que recentemente o programa passou por diversos ajustes estruturais, com o objetivo de ampliar o alcance do programa, melhorar sua efetividade e assim, contribuir para a formação dos estudantes. Além de impulsionar um maior diálogo entre a graduação com a pós-graduação, mestrado e doutorado. A vice-reitora da UFG Sandramara Matias Chaves pontuou a importância do programa para o desenvolvimento de pesquisas que vão contribuir para melhorias na qualidade de vida da sociedade nas diferentes dimensões em que elas são realizadas. Ela ainda reiterou o potencial e a capacidade da UFG em lidar de forma incisiva com situações adversas, como a pandemia da Covid-19, lembrando as diversas pesquisas realizadas pela Universidade sobre o vírus e a pandemia.

Depois das falas da vice-reitora e do pró-reitor, a diretora de Pesquisa da PRPI e coordenadora do Programa de Iniciação à Pesquisa da UFG, professora Rejane Ribeiro-Rotta, deu continuidade ao evento apresentando o regulamento e os procedimentos do programa. De acordo com a apresentação, o PIP 2021-2022 conta com a participação de 1149 estudantes e 700 orientadores da UFG. Durante o evento, além de tirar dúvidas, vários professores e estudantes fizeram comentários para enfatizar como o PIP contribui e contribuiu para suas formações acadêmica e profissional.

Programa de Inovação à Pesquisa

O Programa de Inovação à Pesquisa acontece anualmente e tem como objetivo proporcionar um meio para que estudantes de graduação, ensino médio e fundamental possam se iniciar nas atividades de pesquisa nas diferentes áreas do conhecimento. Ele é apresentado em dois editais. O primeiro oferece a oportunidade aos docentes e pesquisadores da UFG para submissão de planos de trabalho em três modalidades: Iniciação Científica, Iniciação Científica Júnior e Iniciação Tecnológica. Cada professor pode ter até oito planos de trabalho e para cada um, ele indica um estudante. No segundo edital, os planos de trabalho submetidos podem concorrer a bolsas financiadas pela UFG ou pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic).

Para conferir na íntegra a Reunião dos Participantes do Programa de Iniciação à Pesquisa 2021-2022 da UFG, clique aqui.

Categorias: Institucional PRPI