Projeto Politizar

Politizar é finalista para o Prêmio Assembleia Cidadã

Em 18/11/21 14:42. Atualizada em 19/11/21 16:57.

Premiação é concedida pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale)

Sofia Carvalho

Em novembro, a União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) se reúne para sua 24ª Conferência Nacional. Na ocasião, o Prêmio Assembleia Cidadã será entregue a um projeto que busca humanizar o serviço público e o Poder Legislativo, promovendo o bem-estar da sociedade. O Politizar, enquanto programa de parceria entre a UFG e a Alego, está entre os concorrentes ao reconhecimento na categoria Projetos Especiais.

Criado em 2013, o Politizar nasceu como um projeto estudantil proposto por três estudantes da graduação em Ciências Sociais da UFG, Adriane Vinhal, Crislâini Nunes e Maria Clara de Oliveira, e cresceu para se tornar um programa de extensão. Inicialmente, a iniciativa era voltada apenas para a organização de simulações das atividades legislativas, engajando participantes na elaboração e apresentação de Projetos de Lei (PLs), escrita de matérias jornalísticas e assessoramento legislativo no próprio espaço da Alego.

O Politizar se destaca também pela possibilidade de que deputados estaduais adotem PLs elaborados pelos simulandos no âmbito do programa, estimulando um envolvimento direto de nossos participantes no exercício da cidadania. Recentemente, soma-se à lista de Projetos de Lei do Politizar aprovados a matéria que cria curso preparatório para o Exame Nacional dos Estudantes em Goiás, proposta pelos deputados simulandos da 3ª Edição, Aline Alexandrino e Luís Henrique, e adotada pelo Dep. Karlos Cabral (PDT).

Por meio do fortalecimento da parceria entre a Universidade e a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, o Politizar hoje está em sua 5ª Edição. A coordenação da Prof. Laís Thomaz (FCS/UFG) tem trazido reconhecimento e mais oportunidades de crescimento para o programa. Na Alego, Mariza Barbosa é quem assumiu a coordenação desde 2013, articulando um contato com os deputados da casa.

Atualmente, o Politizar conta com sete projetos: Politizar UFG ALEGO, Politizar Gyn (em parceria com a Câmara Municipal de Goiânia), Podcast Politizar, Série Politizar Comunidades Tradicionais, Politizar Games, Politizar HQ, Politizar-San Rural e Advocacy Mulheres. Faz parte também da gestão integrada da Virada Ambiental, iniciativa de preservação do meio ambiente. A atuação do programa, nesse sentido, visa à aproximação da juventude e da política, à conscientização sobre o legado cultural e social das comunidades tradicionais de Goiás, à promoção dos direitos das mulheres e à proteção de espécies nativas do Cerrado.

Ao lado do Politizar, concorrem também ao Prêmio Assembleia Cidadã na categoria Projetos Especiais: Lideralepe, iniciativa da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco, e Observatório da Violência Contra a Mulher, da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina.

Mais informações sobre o projeto aqui

Categorias: Humanidades FCS