Icone Instagram
Icone Linkedin
Icone YouTube
Universidade Federal de Goiás
Laboratório simulação

Estudantes de saúde da UFG têm aulas com simuladores de alta fidelidade

Em 26/11/21 13:58. Atualizada em 26/11/21 16:08.

Laboratórios de simulação e prática realística são diferenciais no ensino da área de saúde

Kharen Stecca

Aprender na prática é importante na graduação, em especial na área de saúde. Para aprimorar essa preparação, a Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás (FEN/UFG) ganhou uma ala totalmente dedicada às aulas práticas, desde os atendimentos clínicos orientados, sala de vacinas, um espaço dedicado à pesquisa que abriga um Biorrepositório com sangue, soros e materiais biológicos para pesquisa, além de outras estruturas necessárias para que o local possa atender pacientes, como a sala limpa e sala de expurgo. A partir de um espaço onde existiam salas de aula, uma reforma transformou o local, tudo foi feito seguindo os critérios necessários para um espaço que atenderá pacientes enquanto também realiza a prática dos estudantes. 

Um dos destaques, da Ala denominada Florence Nightingale (enfermeira inglesa tida como precursora da Enfermagem) é o Laboratório de Habilidades e Simulação Clínica, que possui além de equipamentos presentes em hospitais, como camas hospitalares automatizadas e aparelhos de medição de sinais vitais, simuladores, que são bonecos com tamanho, peso e textura muito próximas a do ser humano, com o objetivo de simular atendimentos. Segundo a diretora da FEN, Claci Rosso, com esses simuladores e toda a estrutura muito parecida com a de um hospital, o estudante tem a oportunidade de se familiarizar com o ambiente hospitalar, de forma a diminuir o estresse.

No vídeo as professoras da Faculdade de Enfermagem demonstram o uso do simulador:

Um dos simuladores chama a atenção de quem conhece o local. Apelidada de Bia, o simulador controlado por um aparelho a distância simula sinais vitais, como pulsação e batimentos cardíacos, fala, pisca os olhos, simula reações como de vômito, respiração e dor e tem peso e tamanho reais de forma a permitir que o estudante tenha uma prática muito próxima da realidade de um atendimento antes de ter contato com o paciente real. Só este simulador importado custou em torno de meio milhão de reais e é o primeiro da universidade. Ele é um simulador de alta fidelidade. 

Além deste, há simuladores de média fidelidade e vários outros de baixa fidelidade, mas que também simulam os principais procedimentos que um profissional de saúde precisa conhecer para passar à prática com pacientes: que vão desde o treino de ouvido para auscultar um paciente até uma traqueostomia de emergência. Os bebês, por exemplo, têm tamanho, peso e até mesmo articulações no pescoço que permitem a sensação de carregar um bebê real. 

Laboratório simulação
Sala inaugurada na Faculdade de Enfermagem é a mais nova da universidade e já atende diversos cursos da área da saúde

 

Todo o mobiliário e espaço também foi adequado para a prática do laboratório com uma sala em que os professores podem monitorar os estudantes dentro do laboratório e móveis que facilitem o deslocamento dos simuladores, minimizando riscos de avariação dos materiais.  A Faculdade de Enfermagem realizou reformas e compra de equipamentos no local que também incluiu sistema de segurança, resfriador de vacinas, equipamentos laboratoriais e um gerador de energia, extremamente necessário para a segurança do biorrepositório, tudo isso foi possível por meio de editais de fomento à pesquisa destinados pelo governo. 

Laboratório simulação
Laboratório visa oferecer aos estudantes uma vivência o mais próximo possível de um hospital (Fotos e vídeos: Carlos Siqueira)

Ala Florence Nightingale

O laboratório, bem como os outros espaços da Ala Florence Nightingale, já está sendo utilizado por estudantes de Enfermagem, Farmácia e Medicina e a partir de novembro também realiza os atendimentos semanais do Laboratório de Práticas Integrativas da UFG, que ocorre todas às quartas das 15 às 18 horas por ordem de chegada, fornecendo terapias como auriculoterapia, acupuntura, florais, entre outros. Cursos de especialização e até mesmo provas de residência e de reconhecimento de diplomas também devem ser aplicadas no laboratório de simulação. 

A sala de vacinas já está funcionando de segunda à sexta, das 8 às 16 horas. Por enquanto está realizando a vacinação da Covid para a comunidade interna e também para a população, mas nos próximos meses deve receber diversas outras vacinas do calendário vacinal do SUS e estará aberta ao público em geral que necessitar. 

Ala Florence FEN
A Sala de Vacinas já está em funcionamento de segunda à sexta das 8 às 16 horas

 

Hospital das Clínicas

O Hospital das Clínicas da UFG (EBSERH) também possui um laboratório de simulação realística utilizado tanto pelos estudantes de graduação como por residentes e estudantes de outras áreas da universidade.  No laboratório, além de três simuladores adultos, há simuladores bebês e um simulador de parto. Segundo o enfermeiro e chefe da Unidade de e-Saúde, Eric Benchimol Ferreira, responsável pelo laboratório, entre os procedimentos que podem ser simulados no local estão cateterismo vesical masculino e feminino, intubação, punção venosa, práticas de sinais vitais e ressuscitação. Com a chegada do novo simulador, estudantes também poderão realizar procedimentos em obstetrícia e pediatria. O laboratório possui três salas e está no 9º andar do novo prédio do Hospital das Clínicas. 

Eric
Entre os procedimentos que podem ser treinados na sala estão os de ressuscitação

A professora da Faculdade de Enfermagem e chefe do Setor de Gestão do Ensino do HC-UFG, Clarissa Irineu de Sousa Carrijo também ressaltou que todos os funcionários contratados para atender pacientes no Hospital das Clínicas durante a emergência da Covid-19 foram treinados no centro. “Para o atendimento da covid-19 há diversos procedimentos muito específicos como, por exemplo, a pronação (técnica de posicionamento do paciente de barriga para baixo), que precisam ser treinados com os profissionais de saúde, de forma a torná-los aptos ao atendimento. Esse não era um procedimento comum até a pandemia. Por isso usar os simuladores para o treinamento é de extrema importância para o bom atendimento clínico dos pacientes”, ressaltou. Cerca de 3500 colaboradores, entre profissionais e residentes, foram treinados no local, onde também foram capacitados sobre medidas de precaução, técnicas de paramentação e desparamentação e manejo do corpo de pacientes com Covid.

No vídeo a professora Clarissa Carrijo demonstra o uso do simulador de parto:

Faculdade de Medicina

 

A Faculdade de Medicina da UFG foi precursora no uso dessas salas de simulação na universidade. O laboratório de prática realística que começou como um espaço improvisado, possui desde outubro de 2017 uma sala com estrutura própria para atender os estudantes da unidade. No laboratório existem diversos simuladores para treinos específicos como o simulador avançado para treinamento torácico, projetado para gerenciar cuidados pré-hospitalares de trauma de Tórax, bem como a manutenção contínua do Dreno; instrutores de sons que permitem ensinar vários estudantes sobre auscultação e reconhecimento de mais de 40 sons cardíacos, respiratórios e intestinais, normais e anormais; equipamentos para traqueostomia e também exames ginecológicos preventivos, entre diversos outros procedimentos. O laboratório também possui um simulador de alta fidelidade que reproduz falas, batimentos cardíacos, entre outros.

simulador FM
Diversos procedimentos podem ser treinados no laboratório da Faculdade de Medicina dando suporte aos estudantes do curso

 

 

Saiba mais em:

Ala Florence Nightingale é inaugurada para ensino, pesquisa e extensão

Categorias: Saúde FF destaque