Icone Instagram
Icone Linkedin
Icone YouTube
Universidade Federal de Goiás
HC novembro azul

HC-UFG atende cerca de 300 homens durante campanha realizada no domingo, 28

Em 30/11/21 14:44. Atualizada em 30/11/21 14:48.

Campanha ofereceu exames gratuitos para o diagnóstico precoce do câncer de próstata

Prevenir é melhor que remediar”. Já diz o velho ditado popular, que traduz uma grande verdade quando se trata de saúde. Para se prevenir do câncer de próstata, o senhor Jaime Oliveira Melo veio ao Hospital das Clínicas da UFG, vinculado à Rede Ebserh, para participar da campanha Novembro Azul, realizada no último domingo, 28. Ele tem 60 anos de idade e foi um dos 300 homens atendidos na campanha, que ofereceu exames gratuitos de sangue (PSA) e clínico (toque retal) para homens entre 50 e 75 anos de idade.

“Eu faço exames periodicamente, mas com o advento da pandemia, acabei ficando inibido e, por segurança, demorei a procurar fazer os exames”, diz. Para ele, antecipar o resultado final é fundamental. “É uma forma de se evitar um mal maior e ter mais segurança em relação ao câncer. Infelizmente, eu tenho amigos que já tiveram o câncer e foi um trauma para toda a família, por isso antecipar esse resultado final é salutar”, afirma.

HC novembro azul

O coordenador da campanha e chefe do serviço de Urologia do HC-UFG, Márcio Rodrigues Costa, alerta para a importância do diagnóstico precoce, pois essa é uma doença silenciosa, que não apresenta sintomas no início. “O câncer de próstata é uma doença que não tem nenhuma manifestação, então a pessoa não sente absolutamente nada. Os homens que têm entre 50 e 75 anos de idade são os que têm mais possibilidade de ter essa doença, portanto eles precisam anualmente procurar o seu urologista para eventualmente diagnosticar um câncer de próstata”, ressalta.

Segundo Márcio Rodrigues, a importância dessa campanha é “dar a possibilidade para os homens da nossa comunidade que estão nessa faixa etária de poderem realizar os exames e, desse modo, fazerem um diagnóstico precoce ou um tratamento de forma mais efetiva”. Outro homem atendido na campanha foi o senhor Edis Antônio Bueno, 61 anos de idade. Para ele, o importante é “enfrentar a situação de frente, pois pior é ter que tratar de uma doença que aparece sem esperar”.

Marcio Rodrigues também destaca o papel da campanha Novembro Azul no combate ao preconceito em relação ao exame de toque retal. “O exame de toque retal é um tabu que vem sendo, ano a ano, combatido para que possamos dar acesso a uma saúde de qualidade ao homem. A campanha lembra da importância desse exame para o diagnóstico precoce do câncer de próstata. É um exame muito rápido, indolor e que pode diagnosticar o câncer de próstata na sua fase inicial e ajudar a tratar esses homens de forma mais efetiva”, avalia. Para o senhor Jaime Melo, “ainda existe uma barreira muito grande, um medo muito grande entre os homens, mas essa é uma atitude normal, pois o mais importante é cuidar da saúde”.

A campanha ofereceu exames gratuitos de sangue (PSA) e clínico (de toque retal) para o diagnóstico do câncer de próstata. Os pacientes que foram atendidos na campanha e necessitarem de biópsia de próstata serão selecionados pelo serviço de Urologia do HC-UFG de acordo com os resultados de PSA e/ou alteração no exame físico e serão chamados pelo HC-UFG/Ebserh para fazerem procedimentos adicionais e o acompanhamento com a equipe médica do serviço.

Fonte: Secom UFG

Categorias: Novembro Azul Saúde HC