Internet EDUCA

INTERNET EDUCA

Em 06/12/21 14:30. Atualizada em 06/12/21 14:32.

Passo a passo como fazer conteúdo pedagógico escaneável

Fernanda Cunha*

Conteúdos escaneáveis são essenciais para o processo de ensino/aprendizagem.

Não existe tortura maior para os estudantes, de qualquer que seja a área de conhecimento, de qualquer nível de escolaridade que se apresente, seja na educação formal, seja na educação não formal, alunas e alunos se depararem com conteúdos ali apresentados não escaneáveis.

Os conteúdos escaneáveis são mais palatáveis, por isso com sabor agradável, para a imersão educativa.

Com atenção na produção de conteúdo escaneáveis, enquanto concepção de ação educativa, os processos pedagógicos podem oferecer melhor interatividade das alunas e alunos, e assim tornar a qualidade deste processo mais ativo, podendo estes estudantes melhor protagonizarem nestes processos de aprendizagem.

Neste mesmo sentido, professoras e professores obterão os resultados esperados, de modo mais orgânico, fluido.

Me refiro, aqui, aos resultados esperados, levando-se em conta a saúde da professora, do professor. É muito importante nos preocuparmos com nossos alunos e alunas. Igualmente temos que nos preocupar com a saúde da professora, do professor.

Por isto, me refiro também, a possibilidade da professora, do professor empreender em ebooks, dada a genuína fonte docente na produção de conhecimento. Como esta produção pode colaborar com alunos e professores.

É notório, notável, que docentes bem como docentes pesquisadores, são importantes fontes de concepção/produção de conhecimento. Mas como propagá-lo de modo mais potente?

Entretanto, neste singular processo de produção de conhecimento, nem sempre docentes otimizam estes conhecimentos na edificação de produção de ebooks pedagógicos.

Quantas pessoas estes ebooks poderiam ajudar.

E pela internet, esses conteúdos poderiam ser melhor socializados, e assim, obviamente ajudando muito mais pessoas.

Sem contar a possibilidade do potencial de renda extra para professoras e professores, que muitos necessitam de atividades extras, para além da sala de aula, buscando complementar sua renda familiar.

Sem dúvida alguma, posso afirmar que basicamente todas as aulas, cursos, são potenciais para serem conteúdos escanéáveis passíveis de produção de ebooks.

As editoras são muito bem vindas, sempre. Mas é importante que professoras e professores saibam que não dependem exclusivamente das editoras para a produção de seus ebooks, de seus produtos escaneáveis.

Bem, você pode estar se perguntando, mas e o ISBN? Todos podem gerar ISBN tal qual as editoras.

Ao enaltecer, acima, sobre a saúde docente, reflito sobre minha própria vida como professora, que não é diferente da vida de outros colegas e, em tempos de pandemia como estamos ainda mais sobrecarregados, não é mesmo?

Estratégias aulas online, como sempre me refiro, é a palavra-chave.

O tempo não aumenta para mais de 24 horas por dia. Não adianta brigar com o relógio.  E é nesta luta covarde, que o tempo ganha e a professora, o professor adoece pela sobrecarga que se impõe, muitas vezes.

Então, o que fazer para amortecer o impacto?

Buscar implementar estratégias, que integrem procedimentos já existentes, otimizando ações, atividades, afazerem, para que se possa melhor adequar as ações no tempo que é implacável,

Professoras e professores ao dinamizar bem como potencializar ações em paradigmas como estes, ao utilizar estratégias integrativas, para o seu melhor bem viver, consequentemente, afetará positivamente seus alunos e alunas também.

Como é importante ter professores dispostos, saudáveis.

A arte/educação é essencial para a produção de conteúdos escaneáveis.

Faço convite para você acessar abaixo o link do vídeo, que realizei O passo a passo de como fazer conteúdo pedagógico escaneável, cujo vídeo traz dicas que podem contribuir para sua reflexão e/ou produção pedagógica:

Visite o meu canal do Youtube, acessando o link https://www.youtube.com/c/FernandaCunhaCiberArtEduca e confira a coletânea de vídeos disponíveis que venho realizando com dicas, reflexões, tutoriais, entrevistas, que possam auxiliar profissionais do ensino e alunos.

Acesse também o site https://portalinterneteduca.com/

Neste site há diversos formatos de conteúdo: artigos, ebooks, posts, encontros online, etc., buscando contribuir com professoras, professores, alunas e alunos, pessoas interessadas na área da Arte, Cultura e Educação.

*Fernanda Cunha é professora da Escola de Música e Artes Cênicas (EMAC) da UFG.

O Jornal UFG não endossa as opiniões dos artigos e colunas, de inteira responsabilidade de seus autores.

Categorias: colunistas Emac