Internet EDUCA

INTERNET EDUCA

Em 13/12/21 16:01. Atualizada em 28/12/21 16:09.

Qual a diferença entre aula assíncrona e atividade?

Fernanda Cunha*

Nestes quase 2 anos de pandemia no Brasil, muitas questões essenciais às bases motrizes para a educação pela internet rondam as ações pedagógicas: como diferenciar aula assíncrona de atividade, trata-se de uma, dentre tantas questões.

Questões desta natureza, que traz à baila nestes tempos que atravessamos, já fazem parte do cenário da educação à distância – a EAD, que precede a pandemia. Assim, as aulas assíncronas são mecanismos que corroboram na concepção da educação pela internet.

É Fato de suma importância que a professora, o professor, nós professoras e professores, compreendamos tal diferenciação, para proceder com clareza as ações e suas imbricações educativas no processo de ensino/aprendizagem junto aos nossos alunos e alunas.

Caso contrário, esta falta de clareza, pode gerar significativos problemas pedagógicos subsequentes, vez que a transparência, no que tange sua concepção e compreensão, para o percurso pedagógico, em que os alunos estão imersos, é de fundamental êxito nos resultados esperados.

Se, para professoras e professores paira, por vezes, esta dúvida, imagine para alunas e alunos, vez que a grande maioria de nossos estudantes aqui no Brasil, possuem suas vivências escolares mais presencialmente.

As aulas assíncronas são de grande valia como estratégias nas aulas sejam estas pela internet, presencialmente ou híbrida, pois podem dinamizar significativa as ações educativas, pelo fato de se poder convidar os estudantes a imersões peculiares no âmbito de proposições metodológicas ativas.

Ações metodológicas embasadas em proposições ativas podem viabilizar processos pedagógicos calcados em projetos, cujos projetos podem dinamizar a singularidade com ênfase no desenvolvimento individual, ontológico, identitário, crítico com vistas à formação ontológica.

Quanta coisa é possível nossas alunas e alunos imergirem pela trilha da curiosidade indócil, inquieta, não é mesmo?! Quantas rotas a internet pode promover se se suscitar em nossos estudantes o encorajamento para tecer novas teias nesta jornada educativa.

Neste mesmo sentido, se a professora, se o professor utilizar desta estratégia como acima mencionado, há também que se levar em consideração a saúde desta professora, deste professor que, em tempos de pandemia, e que já historicamente sabemos, a sobrecarga assola muitas vezes.

Pelas estratégias aulas online com vistas à utilização de aulas assíncronas, há como diminuir o impacto das aulas tanto no presencial como pela internet, em prol de alunos mais dispostos e professores mais saudáveis.

Estratégias aulas online, como sempre me refiro, é a palavra-chave.

Neste âmbito, convido você para assistir o vídeo intitulado Qual a diferença entre aula assíncrona e atividade? Em que apresento diferenciações entre aula assíncrona e atividade. Acesse o link abaixo e confira o conteúdo do vídeo:

Visite o meu canal do Youtube, acessando o link https://www.youtube.com/c/FernandaCunhaCiberArtEduca e confira a coletânea de vídeos disponíveis que venho realizando com dicas, reflexões, tutoriais, entrevistas, que possam auxiliar profissionais do ensino e alunos.

Acesse também o site https://portalinterneteduca.com/

Neste site há diversos formatos de conteúdo: artigos, ebooks, posts, encontros online, etc., buscando contribuir com professoras, professores, alunas e alunos, pessoas interessadas na área da Arte, Cultura e Educação.

*Fernanda Cunha é professora da Escola de Música e Artes Cênicas (EMAC) da UFG.

O Jornal UFG não endossa as opiniões dos artigos e colunas, de inteira responsabilidade de seus autores.

Fonte: Secom

Categorias: colunistas Emac