FAV exposição aluno

Instalação artística de egresso da UFG é exposta em galeria internacional

Em 22/12/21 10:54. Atualizada em 27/12/21 16:35.

Deglutindo Bruscky de Carlos Monaretta faz parte da exposição "Do write (rigth) to me" em Miami (EUA)

Renato Cirino

Acessível para o público até 08 de janeiro de 2022 na Escreva (direito) para mim – tradução livre do título da exposição em inglês – cidade de Miami no Estado da Flórida (EUA), a obra Deglutindo Bruscky é uma reflexão "com as diversas funções que a arte assume, passando por registro históricos, acontecimentos importantes, comunicação por meio de imagens quando a escrita ainda não era acessível, entretenimento, produto cultural culto e também de massas", relata o artista.

Nascido em São Paulo, Carlos atualmente reside e trabalha em Goiânia. Ele formou-se em Licenciatura em Artes Visuais na Faculdade de Artes Visuais (FAV/UFG) em 2020 e, desde o seu ingresso na universidade, participa de exposições em espaços públicos e privados. Ainda que tenha se graduado em um curso de licenciatura, a perspectiva poética influenciou a sua forma de ver o mundo por meio das artes visuais.

É nesse contexto que nasce Deglutindo Bruscky. Instigado pelo reflexão performática da década de 70, – O que é a arte e para que serve? –, do artista recifense Paulo Bruscky, Monaretta convida o público a registrar suas próprias convicções, dúvidas e pensamentos sobre essa pergunta ontológica sobre o que seja Arte. Assim, tanto a obra quanto o espaço na qual ela se instala, são elementos fundamentais para o exercício de questionar já que, segundo o egresso, as "exposições são espaços de reflexão e de questionamento, contato com ficções, dados, devaneios, conceitos, composições e experiências’’.

Carlos Monaretta - egresso do curso de Licenciatura em Artes Visuais (2020)
Carlos Monaretta - Licenciado em Artes Visuais pela FAV em 2020

A obra é composta por cadernos, canetas, uma cadeira e uma mesa – onde lê-se O que é arte? Qual é o seu papel hoje? –. É assim que Monaretta deseja que o público colabore com as suas reflexões, seja "anotando os seus questionamentos ou as suas respostas para a pergunta proposta por Bruscky em 1970 e revisitada por mim", conta o artista. Apesar das restrições impostas pela pandemia ocasionada pela COVID-19, as regras sanitárias e o esquema de vacinação nos Estados Unidos possibilitaram que as pessoas pudessem frequentar a exposição presencialmente, condição fundamental para a colaboração na obra Deglutindo Bruscky.

Organizada pela Uncool Artist , comunidade artística independente com sede no Brooklyn, Nova York (EUA), e com curadoria de Ana Roman e Dainy Tapia a exposição Do write (rigth) to me é realizada no endereço 2nd Avenida, sala 202 – Miami art District até em 8 de janeiro de 2022.

O que: Exposição da obra Deglutindo Bruscky
Quando: 30 de novembro a 8 de janeiro de 2022