INTERNET EDUCA
Como está sua interatividade com seus alun@s?
A interatividade, tanto atribuída aos recursos digitais na contemporaneidade, é ação inerente da humanidade para promover processos de comunicação.
Assim, a qualidade estética da comunicação, qual seja sua natureza, está intrinsecamente vinculada à interatividade, ou seja, na forma como nos vinculamos, nos lincamos neste advento comunicacional.
E quando não se estabelece interatividade? Quando não se estabelece vínculo, comprometimento no processo comunicacional?
Há que se notar a evidente culminância no parco processo comunicativo, ou ainda, este pode não se estabelecer.
Eis a relevância de professoras, de professores à interatividade para a efetivação do processo de ensino/aprendizagem no tocante a formação plena de nossos alunos e alunas.
Há que se considerar que se a educação estiver balizada no diálogo para a educação libertária, auto governativa e por isto com vistas à educação crítica, se faz essencial os processos interativos pedagógicos.
Com educação pela internet, seja esta em sala de aula, no presencial pela rede ou na educação híbrida, ao sucumbir a interatividade digital, poder-se-á sucumbir a comunicação do advento da cultura digital e por assim dizer, poder-se-á sucumbir o desenvolvimento da consciência crítica digital, ciberlibertária de nossas alunas e alunos, por vezes, em sua grande maioria, nato digitais.
Há que se considerar a relevância, em tempos intensos de educação pela internet, de relatos de professores e professoras, que chegam até mim, expressando se sentirem sobrecarregados, até exaustos, pelo alto empenho para atingir os resultados esperados nos processos de ensino/aprendizagem.
Já se observa, pelos relatos, que as ações pedagógicas destas educadoras e educadores muitas vezes necessitam de adequações para impulsionar os processos de interatividade com seus alunos e alunas. Relatos corriqueiros como:
- Câmeras fechadas;
- Alun@s que não respondem, em tempo real da aula, aos chamamentos de seus professores, sendo a lacuna da questão preenchida pelo silêncio de destes alunos e alunas;
- Falta de interesse dos alun@s em se motivarem às propostas pedagógicas;
- Baixo interesse em leituras: alunos e alunas com significativa objeção à leituras;
- Dificuldade da professora e do professor em elaborar ações em que estas não sejam tais quais suas aulas presenciais, dentre outras.
As linhas acima, que ilustram alguns relatos e casos observados, evidenciam a necessária atenção a processos interativos pedagógicos que devem ser analisados cuidadosamente, para que estes sejam reorganizados sob o paradigma da contemporaneidade digital.
Aos se ater a estes processos no contexto da contemporaneidade digital, e neste sentido me refiro à recursos – quase que 100% destes podendo ser recursos gratuitos - bem como a inclusão da cultura digital, e neste sentido, me refiro especificamente à educação digital não excludente dos hábitos que se ritualizam na vida de nossos alunos e alunas submersos na sociedade em rede.
Excluir é ação castradora, com importante ação vertical, podendo incorrer nos desmandos da violência... Como educar, ou seja, intervir sobre algo a partir de sua castração?!
Me refiro a atenção cuidadosa da educação amorosamente crítica em prol da cibereducação plena do ser, com vistas em sua formação ontológica.
Interessante refletir sobre as linhas que se desenrolam, vez que a interatividade tem relevância na comunicação humana. Sem esta a comunicação não se estabelece em sua plenitude. Daí vem a questão que tanto ouço sobre nossos jovens estarem cada vez menos interativos. Veja que há possível equívoco neste fato, quando nossos jovens estão cada vez mais conectados aos games, que são estes entretenimentos de potente interação...
Há que se levar em conta que se faz imperativo professoras e professores, menos exaustos, alunos mais conectados às aulas em seus processos de acontecimentos e por assim dizer pessoas mais felizes, mais engajadas.
Exatamente neste âmbito, faço convite para você professora e professor participar da Jornada Estratégias Aulas Online do Mão na Massa com Mentoria Individual, pelo Portal Internet Educa, encontro 100% Online, 100% gratuito, com certificado. Fique atent@, pois as vagas são limitadas!
Isto mesmo, você professora e professor, pode estar comigo individualmente para um bate papo a partir de suas questões bem como dos seus processos pedagógicos que me trará para orientação dirigida. O que acha? Acesse o link abaixo do vídeo que te explico sobre este convite e como você pode manifestar seu interesse:
Se faz necessário que professoras e professores fiquem atentos à interatividade em suas estratégias aulas online para dinamizarem significativamente o processo de ensino/aprendizagem. A comunicação, e por assim dizer o diálogo no processo de ensino/aprendizagem, é combustível para a formação plena dos nossos alunos e alunas.
Ademais, quando a professora, o professor bem utiliza a interatividade digital suas estratégias aulas online, sejam estas para as aulas presenciais, para as aulas online, como para as aulas híbridas, há como diminuir o impacto de muitas questões que tangenciam importantes enfrentamentos no dia a dia, podendo alcançar alunos mais dispostos e professoras, professores mais saudáveis.
Estratégias aulas online, como sempre me refiro, é a palavra-chave.
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*Fernanda Cunha é professora da Escola de Música e Artes Cênicas (EMAC) da UFG.
O Jornal UFG não endossa as opiniões dos artigos e colunas, de inteira responsabilidade de seus autores.
Fonte: Secom UFG
Categorias: colunistas Emac