Icone Instagram
Icone Linkedin
Icone YouTube
Universidade Federal de Goiás
capa cempa

CEMPA-CERRADO começa a operacionalizar previsão do tempo para Goiás

Em 04/01/22 16:32. Atualizada em 04/01/22 16:35.

Nos próximos meses previsão deve ser feita para até 10 dias

O Centro de Estudos, Monitoramento e Previsão Ambientais do Cerrado (Cempa-Cerrado) começou no dia 4 de janeiro a fornecer a previsão do tempo para Goiás e entorno diariamente. A figura abaixo mostra a previsão de temperatura a 2 metros para o início da tarde de hoje (04/01/2022), com valores próximos a 30º C no entorno de Goiânia. A página para acesso aos dados ainda provisória): acesse o link . O site ainda receberá melhorias nos próximos meses com apoio do grupo de TI do Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento (Lapig) da Universidade Federal de Goiás. 

 

figura 1 cempa

 

A previsão é operacional no sentido que será produzida diariamente no LAMCAD com prazo de previsão de até 5 dias. Com a chegada de mais nodes de processamento, a previsão será ampliada para até 10 dias. A primeira avaliação de qualidade dos produtos do CEMPA é resumida na próxima figura. 

 

figura 2 cempa

 

Segundo o professor Saulo Freitas, um dos cientistas responsáveis pelo projeto CEMPA, estamos melhores em chuva e umidade. Perdemos ligeiramente em temperatura. A comparação inclui os modelos GFS (dos EUA, cor preta) e da Alemanha (COSMO rodado no INMET, cor verde). Linhas vermelhas expressam os resultados com o modelo BRAMS executado no LAMCAD. “Porém, estamos ainda em fase de desenvolvimento”, afirma o pesquisador. “Temos muito trabalho para aperfeiçoar os resultados e a aplicação de inteligência artificial trará ganhos expressivos. Reiteramos que estes resultados são preliminares e trabalharemos continuamente para torná-los melhores, mais confiáveis e mais úteis para a sociedade e setores econômicos de Goiás”, ressaltou Saulo. 

 

CEMPA-CERRADO: O laboratório objetiva gerar estudos utilizando modelagem numérica e dados de satélite permitindo gerar com precisão e nível inéditos a previsão do tempo para toda a região Centro-Oeste (intervalos de 5 a 10 dias), cenários climáticos e modelos de produção agro climáticos, entre outros produtos. O Centro busca reunir academia, governo e entes privados buscando soluções para o desenvolvimento sustentável do estado por meio de tecnologias, serviços e políticas públicas.

 

Para saber mais:

Entender o clima para gerar desenvolvimento sustentável (21/02/2020)

Fonte: Secom UFG

Categorias: Ciências Naturais PRPG Cempa