vestimentas amazônicas

Trabalho de doutoranda da UFG recebe prêmio no 16º Colóquio de Moda

Em 25/01/22 14:09. Atualizada em 01/02/22 15:09.

Pesquisa sobre vestimentas amazônicas garantiu premiação do evento

Samih Zakzak*

A doutoranda Amanda Gatinho Teixeira (35), da Universidade Federal de Goiás (UFG), foi contemplada com o prêmio Gilda de Melo e Souza, dado ao melhor trabalho apresentado em um dos grupos de trabalho do evento, focado em Moda, Cultura e Historicidade, da 16ª edição do Colóquio de Moda, 15º Fórum das Escolas de moda Dorotéia Baduy Pires e 7º Congresso de Iniciação Científica (CIC-DEM).

vestimentas amazônicasvestimentas amazônicas

Algumas das imagens estudadas no trabalho de Amanda Teixeira

Tal Grupo de Trabalho discute as questões relativas à história da moda, com foco no contexto brasileiro. Para o trabalho de Amanda, que teve a professora doutora Rita Andrade como orientadora, o recorte utilizado foram as “Práticas vestimentares amazônicas e o trabalho feminino no século XX em Belém do Pará”.

Amanda Gatinho trouxe o universo feminino popular da capital paraense, abrangendo três categorias: lavadeiras, ambulantes e meretrizes. Repleta de códigos e significados, o vestuário de Belém marca a entrada da doutoranda, que nutria seu foco em joias e adornos, no universo das vestimentas.

Por ainda estar em seu primeiro ano de doutorado, o trabalho de Amanda ainda passará por um processo de refinamento, apesar da importante conquista. “É claro que torcia para receber tal reconhecimento, mas tinha consciência que todos os outros trabalhos eram e são muito incríveis, então, sabia que não seria uma escolha tão simples”, cita a estudante.

Amanda Teixeira
Amanda Teixeira estuda vestimentas amazônicas

Além de orientadora do documento, a professora Rita Andrade, que é atuante no Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual da UFG, atuou como coordenadora do GT 4. No entanto, pelo próprio vínculo com a doutoranda, se ausentou da votação, que contou apenas com as professoras doutoras Maria Claudia Bonadio, Maria do Carmo Rainho e Maria Cristina Volpi. As três, elegeram o trabalho de Amanda entre os 18 apresentados.

A 16ª edição do Colóquio de Moda, 15º Fórum das Escolas de Moda Dorotéia Baduy Pires e 7º Congresso de Iniciação Científica (CIC-DEM) foram realizados de maneira virtual, no período entre 9 de setembro e 13 de outubro de 2021. A organização do evento foi da Associação Brasileira dos Estudos e Pesquisas em Moda (ABEPEM).

* Samih Zakzak é estagiário de Jornalismo sob supervisão de Kharen Stecca e orientação de Silvana Coleta

Categorias: Arte e Cultura fav