Icone Instagram
Icone Linkedin
Icone YouTube
Universidade Federal de Goiás
MA

Museu Antropológico realiza lançamento de livros

Em 27/01/22 14:39. Atualizada em 27/01/22 14:44.

Coleção “Epistemologias” e livro “Tesouros Iny-Karajá” foram lançados em formato eletrônico

Laíza Miranda*

No dia  20 de janeiro, quarta-feira, a Universidade Federal de Goiás, juntamente com o Museu Antropológico da UFG, lançou a Coleção “Epistemologias” e o livro “Tesouros Iny-Karajá” em formato digital (e-book). O evento foi transmitido remotamente pelos canais do YouTube “Museu Antropológico UFG” e ‘UFG Oficial”. 

Epistemologias surgiu com o objetivo de trazer a comunidade acadêmica e a sociedade em geral para promover o intercâmbio intercultural com as mais diversas realidades sociais do país, além de fortalecer a valorização dos patrimônios culturais dos povos indígenas, quilombolas, comunidades e coletivos urbanos a partir de diferentes áreas de conhecimento. 

Além disso, Epistemologias é uma tentativa de fortalecer e estimular a divulgação e produção de livros de ordem acadêmica e didáticos a partir da união de docentes, pesquisadores, técnicos, discentes das diversas áreas de conhecimento das humanidades, como Antropologia Social e Cultural, Antropologia biológica, Arqueologia, Etnolinguística, Museologia, Arte e Cultura Popular, Patrimônio Cultural, Educação Intercultural, Etno-História, Geociência e demais áreas. 

“Tesouros Iny-Karajá”, livro sob a coordenação do professor Manuel Lima Filho e com a colaboração de diversos autores, é o primeiro livro da coleção de e-books por representar a construção da significação regional, segundo o professor Manuel Lima. “Os Iny-Karajá são ícone de resistência das sociedades indígenas, e das populações oprimidas nesse nosso país, e essa é a melhor lição que qualquer antropólogo pode ter. Os Iny-Karajá, hoje são percebidos claramente, sob uma perspectiva epistemológica, parceiros simétricos na produção do saber antropológico e conceitual do Museu Antropológico da UFG e da Antropologia do Brasil”, afirma o professor Manuel Lima.

MA

O evento, sob apresentação de Rossana Klippel, vice-diretora do MA/UFG,teve além da fala do professor Manuel Lima, o relato de Waxiaki Karajás, professora e pedagoga contribuinte para a Pedagogia Iny-Karajá do livro. O antropólogo Rafael Andrade foi responsável por representar os nove anos de pesquisa com as coleções Iny-Karajás. Idjaruma Karajá, graduando em Literatura Indígena, também relatou experiências da pesquisa compartilhada com o MA/UFG. Por fim, Marília C. R. Morais, mestranda do PPGAS/UnB e pesquisadora do Projeto Thesaurus Karajá, falou representando todos/as autores/as do livro “Tesouros Iny-Karajás”. 

Acesse a live completa:https://www.youtube.com/watch?v=qv0kcydK1tw&t=5098s

Contato do Museu Antropológico da UFG: secretaria.ma@ufg.br; telefone (62) 3209-6010.

*Laíza Miranda é estagiária de Jornalismo sob supervisão de Kharen Stecca e orientação de Silvana Coleta

 

Fonte: Secom UFG

Fonte: Secom UFG

Categorias: Humanidades MA