Icone Instagram
Ícone WhatsApp
Icone Linkedin
Icone YouTube
Universidade Federal de Goiás
Gabriela Duarte testes

Palestra aborda contribuições do Instituto de Química na pandemia

Em 01/02/22 14:33. Atualizada em 01/02/22 14:58.

Primeira palestra do evento em 2022 tem enfoque em teste para detecção da Covid-19 desenvolvido pela UFG

Robson Nogueira*


No dia 31 de janeiro, segunda-feira, o Laboratório de Biomicrofluídica do Instituto de Química da Universidade Federal de Goiás participou de mais uma edição do Webciência, um evento online produzido pelo Instituto de Química da UFG. A primeira palestra do evento foi realizada pela professora Gabriela Rodrigues Mendes Duarte no canal WebCiência IQ-UFG  no YouTube.

Gabriela Duarte testes
O assunto principal da transmissão foi a explicação de como funciona o teste desenvolvido na UFG e coordenado pela professora Gabriela Duarte. Comparado ao RT-PCR, os dois são realizados de forma similar, por swab nasofaríngeo. O que os diferencia é como a reação de amplificação do DNA ocorre e a agilidade no resultado
Criado em 2014, antes mesmo da massiva expansão da pandemia em 2019, o laboratório já direcionava as pesquisas na técnica RT-LAMP. Utilizando dispositivos microfluídicos, o grupo já trabalhada na detecção de outros vírus, como a dengue e a zika. Já na utilização para a detecção do Covid-19 a técnica torna o teste mais rápido e barato em comparação ao PCR, e mais eficaz e preciso que os testes rápidos de farmácias; principalmente nos primeiros dias da infecção.

Gabriela Duarte testes


Em fevereiro de 2021 o laboratório doou 500 testes para o Hospital das Clínicas da UFG. Enquanto o teste PCR demorava dias para a confirmação dos resultados, o RT-LAMP era feito rapidamente, em uma hora já era possível obter tais resultados . Além disso, 1028 pessoas da comunidade acadêmica da UFG nos câmpus de Goiânia e Cidade de Goiás foram testadas com o novo teste. Com esses dados compilados em um artigo, a pesquisa se tornou capa da Analytical Methods, revista científica mensal revisada por pares que abrange pesquisas sobre o desenvolvimento de técnicas analíticas.
A UFG realizou transferência tecnológica gratuita do teste RT-LAMP para COVID-19. Cinco laboratórios assinaram contrato. Atualmente é possível encontrar laboratórios na cidade de Goiânia que realizam o teste RT-LAMP com custo de 50% do valor de um RT-PCR. Também se encontra em desenvolvimento uma rede de monitoramento de SARS-CoV-2 em águas residuais, que rastreia o vírus na rede de esgoto de Goiânia.
O webciência do IQ já tem nove palestras confirmadas com temas variados e diversos especialistas e serão distribuídos em datas diversas até a retomada das aulas presenciais. O evento pode ser conferido no link: https://www.youtube.com/watch?v=KdKOCkLMmIk

*Robson Nogueira é estagiário de Jornalismo sob supervisão de Kharen Stecca e orientação de Silvana Coleta

Categorias: Saúde IQ