Icone Instagram
Ícone WhatsApp
Icone Linkedin
Icone YouTube
Universidade Federal de Goiás
mapa conceitual

Curso ensina como fazer mapas conceituais

Em 03/02/22 19:48. Atualizada em 03/02/22 19:52.

Inscrições vão até 20 de fevereiro

Luna Apóstolo*

“Mapas Conceituais: Quando? Como? Para quê? Por quê?” é um minicurso oferecido pela professora Karly Alvarenga, do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal de Goiás (IME/UFG). Com o objetivo de ensinar como elaborar mapas conceituais e as teorias que os norteiam, os participantes também receberão capacitação para utilização do software CmapTools, ferramenta de mapeamento de conceitos desenvolvido pelo Florida Institute for Human and Machine Cognition (Instituto da Flórida para Cognição Humana e Mecânica).

De acordo com a professora Karly Alvarenga, a utilização de mapas conceituais é extensa. Estes são utilizados tanto em empresas quanto em diversos cursos de graduação, tais como da área de medicina e de educação. São, assim, amplamente utilizados para organização de inter-relações entre conceitos, organização e apresentação de conhecimento e, inclusive, avaliações acadêmicas.

Este minicurso contará com três encontros, tendo início no dia 28 de fevereiro e terminando em 28 de março. As aulas serão teóricas e práticas, com duração de uma hora e meia e todas as atividades serão realizadas de forma remota, não havendo encontros presenciais. 

A ação é aberta a estudantes e professores de todas as áreas de graduação e pós-graduação e, ao final do curso, se solicitado, os participantes receberão um certificado equivalente a 9 horas de atividades complementares. 

As inscrições, que podem ser feitas aqui, já estão abertas e se encerram no dia 20 de fevereiro. 

mapa conceitual

Fonte: (Novak e Cañas, 2010, p.10)

 

 

Luna Apóstolo é estagiária de de Jornalismo sob supervisão de Kharen Stecca e orientação de Silvana Coleta

Categorias: Institucional IME