Icone Instagram
Ícone WhatsApp
Icone Linkedin
Icone YouTube
Universidade Federal de Goiás
apresentação academica

Webinário explora estratégias para uma boa apresentação acadêmica

Em 08/02/22 15:14. Atualizada em 08/02/22 16:02.

Evento busca auxiliar estudantes a melhorar sua performance em participações de eventos

Áxcel de Magalhães*

Na segunda-feira (07), o Instituto de Química (IQ-UFG), por meio de uma live no youtube, exibiu um webinário com o intuito de oferecer dicas e estratégias de como preparar uma apresentação acadêmica. O evento ocorreu sob intermédio da professora do IQ-UFG Vanessa Pasqualotto, tendo como apresentador o aluno de doutorado pela Universidade Federal de Goiás (UFG) Rafael Oliveira Martins.

apresentação academica

O primeiro quesito pontuado por Rafael foi a respeito do público ao qual se endereça determinado trabalho. “Sempre ao iniciar uma apresentação acadêmica, é importante fazer as seguintes perguntas: ‘Qual é o público a que se destina a apresentação? Esse público é geral ou específico?”, assinala o apresentador. Ainda para ele, outros importantes mecanismos em uma apresentação são a linguagem e a mensagem.

Posto isto, Martins continua seu webinário determinando certas posições. “Acho que grande parte das apresentações em geral são constituídas desses cinco tópicos: introdução, objetivos, metodologia, resultados e discussões e conclusões”, pontua sobre a estruturação de um trabalho ou de uma pesquisa que está sendo exposta a um público.

apresentação acadêmica

Sobre a introdução o convidado comenta que considera o “coração do apresentação”. Ainda afirma: “Não tem como você conseguir manter um público até a apresentação de resultados e discussões se você não tem uma introdução cativante”. Nisso, ele determina certas funções que cabem a essa fração da apresentação, dentre elas se situam a contextualização, a importância de mostrar o propósito, as lacunas que restaram e os horizontes da pesquisa.

A respeito do objetivo, Martins começa apresentando a diferença entre objetivo geral e objetivo específico: “O objetivo geral é o elemento que resume e apresenta a ideia central de um trabalho acadêmico.(...) Agora com os objetivos específicos, a gente tem os objetivos que descrevem os resultados que se pretendem alcançar por meio da pesquisa”, afirma.

Na sessão seguinte, o convidado tratou da metodologia. “A metodologia é apresentada no trabalho para explicar todo o conjunto de métodos utilizados e o caminho percorrido desde o início até a conclusão do trabalho.”, declara. Para ele, dentro da metodologia devem se encontrar os materiais, os métodos, o equipamento empregado e a análise de dados.

Ele também relata a importância dos resultados e discussões, discorrendo que é nessa sessão onde se apresenta, comenta e interpreta os dados coletados na pesquisa. Rafael ainda diz que esse setor de uma apresentação está intimamente relacionado com a introdução, e por isso tem importância primordial em qualquer trabalho.

Finalizando o primeiro módulo da apresentação, Rafael discorre sobre a conclusão. Para ele, essa sessão tem papel de destaque em uma apresentação, pois é nela que se percebem certas contribuições para o avanço da fronteira do conhecimento.

O convidado também trata de esquemas importantes que, às vezes, são tratados como secundários por quem organiza um trabalho, como o layout, figuras acadêmicas e templates, responsáveis por dar uma qualidade visual mais profissional a uma apresentação.

O evento foi transmitido pelo Youtube e pode ser acessado no link 

 

*Áxcel de Magalhães é estagiário de Jornalismo sob supervisão de Kharen Stecca e orientação de Silvana Coleta

 

Fonte: Secom UFG

Categorias: Humanidades IQ