
Química pode contribuir para saúde planetária
Questões como a manipulação de resíduos e economia sustentável foram pautas da apresentação
Áxcel de Magalhães*
A preocupação com o meio ambiente tem tomado as discussões nos últimos tempos. Como a área da Química pode então contribuir nesse processo? Foi com esse tema que o Instituto de Química da Universidade Federal de Goiás (IQ-UFG) realizou mais uma edição do Webciência sob intermédio da professora Vanessa Pasqualotto. Dessa vez com o tema “A contribuição da Química para Saúde Planetária”, tendo como convidada a nutricionista, gastrônoma e professora Raquel de Andrade Cardoso Santiago.
Já no começo de sua fala, Raquel trabalha a questão da saúde planetária. “Esse é um esforço de um grupo internacional e nacional para tratar de questões da sustentabilidade e da vida humana no planeta, entendendo em uma ótica mais integrativa, transdisciplinar e global”, pontua a professora. Ela ainda lembra que o ser humano já está próximo de ultrapassar certos limites que afetarão de forma irreversível o planeta e todo o ecossistema que o mantém saudável.
Após um breve relato sobre os movimentos da comunidade internacional para buscar a proteção do meio ambiente, a professora começa a inserir a química no contexto da sustentabilidade, trabalhando temas como o reuso de resíduos para redução de danos. Ela cita ainda o conceito de “química verde”. “A química verde é baseada na lógica de uma economia e de uma produção circular, onde sempre tem a renovação de energia, ou de uma matéria prima ou que quer que seja”, explica. Ainda reforça que o horizonte da química verde é a redução de danos para o meio ambiente.
Para ela, existem alguns desafios e estratégias que precisam ser entendidos pela população em geral, entre elas estão: a inovação da economia, uma reorientação de alguns setores da saúde (bem como da indústria farmacêutica), além de uma perspectiva ambiental e uma projeção de produtos e processos químicos direcionados a questão da vida terrestre, etc.
Para assistir a live completa acesse o link https://www.youtube.com/watch?v=bKDsrHZqucs
*Áxcel de Magalhães é estagiário de de Jornalismo sob supervisão de Kharen Stecca e orientação de Silvana Coleta
Fonte: Secom UFG
Categorias: Química IQ Ciências Naturais