Icone Instagram
Ícone WhatsApp
Icone Linkedin
Icone YouTube
Universidade Federal de Goiás
Callil e Melissa Avelino

18 de fevereiro é o Dia Nacional da Criança Traqueostomizada

Em 18/02/22 14:55. Atualizada em 18/02/22 17:09.

Projeto foi aprovado em 2021 e nasceu de uma proposta de uma professora da Universidade Federal de Goiás

Um projeto que inicialmente permitiu a professora ser contemplada em uma chamada da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG) em 2013, como pesquisadora da Universidade Federal de Goiás, deu origem em 2021 a Lei Ordinária 14249/2021 que tornou o dia 18 de fevereiro, o Dia Nacional da Criança Traqueostomizada. O projeto foi proposto pelo Deputado Federal, Zacarias Calil. Uma das responsáveis pela proposta de criação do projeto é a professora da Faculdade de Medicina Melissa A. G. Avelino, que é professora de otorrinolaringologia e do programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde da UFG. “Sabemos da grande dificuldade de todos os profissionais em lidar com crianças nessas condições. Portanto, a criação dessa data é fundamental para trazer luz à questão", afirma a professora. Ela explica que a data é um passo importante para os pequenos que necessitam de cuidados específicos: "Muitas vezes essas crianças são negligenciadas pelo desconhecimento das famílias, o que resulta no aumento do risco de morte. Hoje, meu coração se enche de alegria e gratidão por termos conseguido um dia para conscientizar a população sobre a atenção necessária para com as crianças traqueostomizadas".

Callil e Melissa Avelino
Professora Melissa Avelino ao lado do Deputado Zacarias Calil

 

A traqueostomia é um procedimento médico para auxiliar na respiração da criança através de um orifício feito no pescoço e na traquéia onde é colocada uma cânula. Ele é realizado quando existem obstruções nas vias aéreas ou quando há necessidade de um suporte respiratório. Crianças submetidas ao procedimento precisam ser cercadas por cuidados específicos que garantem sua integridade e diminuem o risco de morte.

Histórico - Em 2016, como presidente da Academia Brasileira de Otorrinolaringologia Pediátrica, juntamente com a médica Rebecca Maunsell e diretoria, o projeto foi criado. Na época, levado ao Ministério da Saúde, sem grandes repercussões. Em 2017 foi publicado o Primeiro Consenso Brasileiro sobre Crianças Traqueostomizadas, no intuito de termos uma diretriz nacional para orientar profissionais da saúde, familiares e cuidadores destas crianças. Só em 2019, em audiência pública solicitada pelo Deputado Zacharias Calil, na qual a professora foi relatora, o projeto foi abraçado para que, então, chegasse à aprovação unânime dos Deputados. A aprovação no Senado e a Sanção Presidencial aconteceu em novembro de 2021 e essa é a primeira vez em que a data é lembrada.

Manual - Uma criança traqueostomizada precisa de cuidados especiais para que tenha qualidade de vida, uma boa condição de saúde e, claro, bem-estar. Como forma de auxiliar pais, cuidadores e profissionais que assistem crianças nessas condições, elaborei esse breve manual de quatro capítulos com com informações básicas de suma importância para a atenção à criança traqueostomizada.  Confira aqui o manual

Fonte: Secom UFG

Categorias: Saúde FM