Icone Instagram
Ícone WhatsApp
Icone Linkedin
Icone YouTube
Universidade Federal de Goiás
Internet EDUCA

INTERNET EDUCA

Em 21/02/22 17:29. Atualizada em 21/02/22 17:29.

Professor@, tenha sua própria plataforma Digital Autônoma

 

Crie o Domínio do seu Site no Wordpress Gratuito

 

Nestes tempos marcantes de travessia de pandemia, tenho presenciado de modo mais intenso colegas professores expressarem exaustão. A exaustão emocional, a exaustão física, a sobrecarga de trabalho neste novo modus operandi, as perdas das mais diversas naturezas assolam a tod@s.

Como buscar dirimir o que nossas mãos podem alcançar enquanto seres culturais que somos?

A capacidade humana de alterar o meio natural para atender as suas necessidades se expressam pelas tecnologias. Entretanto, ao negar, rejeitar, temer, utilizar parcamente as tecnológicas poder-se-á incorrer no cerceamento da vida no bojo das facilidades que a cultura material tem a oferecer, podendo tornar a vida mais sofrível.

Ao procurar atinar acerca do sentido da vida pela liberdade, escolha e responsabilidade pessoal, sob os preceitos da filosofia existencialista, como enaltece José Ortega Y  Gasset (1963), torna relevante a Meditação da técnica ao se buscar refletir sobre como nós seres humanos procedemos com nossa existência no mundo.

Fascinante, a capacidade técnica humana não é mesmo?

Sob à luz da filosofia existencialista de Ortega Y Gasset, torna latente o fato de que a educação mediada pela internet acaba exigindo sobremaneira, quando há ausência de conhecimento dos professores em como fazer uso destes recursos tecnológicos, para contribuir significativamente em prol da vida docente.

A Pandemia coloca à tona situação que impera há décadas: professores exaustos, muitos desguarnecidos de infraestrutura, bem como despreparados em como utilizar estes recursos como intermediadores no processo de ensino-aprendizagem. Simplesmente desconhecem a potencialidade destes meios digitais enquanto recurso pedagógico digital, que atenuaria tal exaustão e/ou contribuiria em prol do empreendedorismo pedagógico digital.

Neste cenário de despreparo e exaustão há o outro lado da moeda: A internet ambiente fluida de grande quantidade de informação, local onde se disponibiliza diferentes formatos de conteúdos como ebooks, artigos, posts, podcasts, vídeos, aulas, cursos, etc., cujos conteúdos em sua grande maioria carecem muitas vezes da elaboração e realização desta produção por uma professora, por um professor, enfatizando muitas vezes estratégias de marketing para atrair consumidores.

Neste cenário, trata-se quase que de uma ironia: professores exaustos, sem fazer uso adequado desses recursos, muitos ainda buscando para além de sua jornada de trabalho renda extra, sem um olhar mais curioso para a internet como intermediadora do processo de ensino/aprendizagem em suas ações pedagógicas.

Uma professora, um professor é produtor de conteúdo continuadamente, podendo ter sua Plataforma Digital Autônoma, alimentando-a simultaneamente pelo registro do processo de suas aulas. Esta plataforma estaria sendo alimentada cotidianamente pelas produções da professora, do professor e, ao disponibilizar esses conteúdos na internet, quantas mais pessoas ajudaria. Imagine se todos professores tivessem esta iniciativa, certamente a sociedade em rede se beneficiaria em muito.

A internet pode ser mais do que um ambiente informacional pelas ações docentes, fonte de edificação de conhecimento.

Analise que bacana: a professora, o professor utilizar de sua plataforma autônoma como processo colaborativo inclusive nas aulas presenciais, pela rede e no ensino híbrido. Pela sua plataforma promover cursos, eventos, quiçá renda extra. Por que não?

Faço convite para você começar sua plataforma agora mesmo, acessando o link abaixo, que contém passo a passo para você criar o  Domínio para o seu Site/Blog no Wordpress Gratuito:

Venho também te convidar a participar neste mês de fevereiro da Mentoria Individual Estratégias Aulas Online, que estou promovendo em formato 100% online, 100% Gratuito e com certificado. As vagas são limitadas e estão se esgotando. Assista ao vídeo abaixo e confira mais detalhes:

https://youtu.be/q29epcEhOII

Por meio da mentoria sob orientação dirigida, marcamos horário individual – eu e você, em que conversaremos sobre questões que você me trará para refletirmos, analisarmos junt@s sobre proposições educativas. As vagas são limitadas, pois as mentorias acontecerão somente aos sábados e domingos deste mês de fevereiro.

Visite o meu canal do Youtube, acessando o link https://www.youtube.com/c/FernandaCunhaCiberArtEduca e confira a coletânea de vídeos disponíveis que venho realizando com dicas, reflexões, tutoriais, entrevistas, que possam auxiliar profissionais do ensino e alunos.

Acesse também o site https://portalinterneteduca.com/

Neste site há diversos formatos de conteúdo: artigos, ebooks, posts, encontros online, etc., buscando contribuir com professoras, professores, alunas e alunos, pessoas interessadas na área da Arte, Cultura e Educação.

*Fernanda Cunha é professora da Escola de Música e Artes Cênicas (EMAC) da UFG.

O Jornal UFG não endossa as opiniões dos artigos e colunas, de inteira responsabilidade de seus autores.

Fonte: Secom UFG

Categorias: colunistas Emac