Urbanização do Setor Sul é tema de e-book
Escrito por professora da UFG, livro relata importância desse bairro em Goiânia em diversos aspectos
João Pedro Santos Ferreira*
Em fevereiro foi lançado o e-book “Setor Sul: processo de formação do espaço urbano”, escrito pela arquiteta e professora da Faculdade de Artes Visuais (FAV/UFG) Eline Maria Mora Caixeta. Devido à pandemia de COVID-19, o evento de lançamento ocorreu de forma virtual. O livro é fruto de uma pesquisa iniciada pela autora no período de sua graduação, enriquecida pelas suas experiências com pesquisas sobre o Setor Sul, bairro residencial de Goiânia - GO, nos últimos 10 anos.
Em entrevista à Rádio Universitária (a qual você escuta na íntegra aqui), a autora explica mais um pouco sobre o conceito de seu livro. “O tema principal, o foco central do livro é o processo de formação do Setor Sul, que é uma área residencial suburbana planejada na década de 1930 como parte da urbanização inicial de Goiânia, e que tem seu primeiro período de ocupação entre as décadas de 1950 e 1960”, afirma a professora. Eline, que fez uso de uma linguagem essencialmente acessível para que seu livro alcançasse um público mais amplo e diversificado.
A obra foi composta a partir de entrevistas com os moradores do bairro e levantamentos de campo na década de 1980, coletadas pela própria autora. “Foi um trabalho muito rico, de contato com os moradores, de ouvir os relatos e as histórias [deles], e perceber o quanto foi um processo de ocupação sui generis [incomum, único], na medida que as pessoas não conheciam o plano, não tinham noção do que o projeto propunha”, explica a professora, justificando o apreço dos goianos pelo bairro com a grande quantidade de áreas verdes que ele tem e os espaços de convivência construídos com o tempo.
Mas, de acordo com Eline, o maior problema do bairro é que estas áreas estão ficando cada vez mais isoladas, com a privatização dos espaços públicos. “Essa publicação vem resgatar uma preocupação já existente na época, e que hoje permanece atual. Ela vem apresentar um olhar sobre a cidade como habitat humano, espaço físico e social, onde se desenvolve a vida cotidiana, considerando a importância dos fatores humanos, culturais ambientais e as dinâmicas sociais no projeto, planejamento e gestão do espaço urbano”, diz a autora.
A recente discussão sobre o Plano Diretor de Goiânia faz o livro da professora ter uma urgência singular, instigando o leitor a refletir sobre os impactos da formação do bairro em seu futuro. “A preocupação em relação ao atual Plano Diretor é a questão, justamente, da preservação desse tecido urbano e dessas áreas verdes, da preservação da escala do bairro, que é uma escala doméstica de um bairro residencial de baixa densidade, e onde a relação entre o espaço edificado e o espaço urbano deveria ser mais franca, mais utilizada no dia-a-dia”, diz Eline, ressaltando a enorme importância das áreas verdes do Setor Sul não só sob um ponto de vista social, mas também sob um ponto de vista ambiental, e a privatização anteriormente citada acaba por colocar essas áreas em risco.
A professora encerra a entrevista resumindo a importância de discutir os problemas urbanos e estar atento às questões de planejamento e gestão, para que possamos ter, de fato, uma cidade melhor do que temos hoje. “[Esse planejamento] vai incidir daqui a 10, 15, 30, 40 anos sob a qualidade de vida de Goiânia”, finaliza a autora.
O e-book “Setor Sul: processo de formação do espaço urbano” pode ser acessado de forma gratuita através deste link.
* João Pedro Santos Ferreira é estagiário de Jornalismo sob supervisão de Kharen Stecca e orientação de Silvana Coleta
Fonte: Rádio Universitária
Categorias: Paisagem urbana Tecnologia Humanidades FAV