Internet EDUCA

Internet Educa

Em 07/03/22 17:36. Atualizada em 07/03/22 18:04.

TCC, monografia, dissertação, tese, ebook, sem índice automático?

Fernanda Cunha*

Passo a Passo como fazer índice automático no Word.

Quantas vezes há soluções simples, que podem resolver grandes problemas, não é mesmo?

Sobretudo em tempos de entrega de trabalho de conclusão de curso, de dissertação de mestrado, de tese de doutorado, de finalização de um ebook, enfim, quantos outros formatos de trabalhos acadêmicos bem como escolares nos tomam dedicação necessária, havendo detalhes que muitas vezes nos faltam a solução à mão, em momento que mais necessitamos para finos ajustes.

Por isto, muitas vezes se lança mão de profissionais que realizam revisão de texto, cuja necessária revisão ocorre em diversas frentes, em arquivos de Word, por exemplo, que é um dos programas de texto muito utilizados.

Mesmo contando com a revisão de texto, é bem verdade que aquela última alteração, que costuma ocorrer de última hora, nem sempre dá para pedir socorro para alguém. Quem já não passou por isto?

Aquele trabalho cuidadoso, extenso, com dedicação de significativa envergadura, que ao ser alterado necessita, por vezes, de se realizar e/ou de se atualizar o índice automático, mas nem sempre se sabe realizar este procedimento. E agora, o que fazer?

Esta situação, até corriqueira, que pode trazer impasse e stress quando se deseja entregar um material impecável para o leitor, é o que se poderia ilustrar com a expressão de se afogar em um copo de água, vez que se trata de ação simples a atualização e/ou inserção do índice automático no Word.

E, verdade seja dita, como faz a diferença acessar um texto com índice automático. Cada vez mais a sociedade em rede tem consumido avidamente conteúdos digitais, e estes sem índice automático podem tornar a navegabilidade mais enfadonha, porque mais linear.

Pelo índice automático, o leitor acessa sua área de interesse mais objetivamente.

Você utiliza o índice automático do Word? Acesse o link do vídeo abaixo intitulado Passo a Passo como fazer índice automático no Word e veja como é fácil esta ação. Assim, você pode ajudar e muito seus leitores na navegabilidade de seus textos:

Visite o meu canal do Youtube, acessando o link https://www.youtube.com/c/FernandaCunhaCiberArtEduca e confira a coletânea de vídeos disponíveis que venho realizando com dicas, reflexões, tutoriais, entrevistas, que possam auxiliar profissionais do ensino e alunos.

Acesse também o site https://portalinterneteduca.com/

Neste site há diversos formatos de conteúdo: artigos, ebooks, posts, encontros online, etc., buscando contribuir com professoras, professores, alunas e alunos, pessoas interessadas na área da Arte, Cultura e Educação.

*Fernanda Cunha é professora da Escola de Música e Artes Cênicas (EMAC) da UFG.

O Jornal UFG não endossa as opiniões dos artigos e colunas, de inteira responsabilidade de seus autores.

Categorias: colunistas Emac