Icone Instagram
Icone Linkedin
Icone YouTube
Universidade Federal de Goiás
repositório setor sul

Repositório registra história do Setor Sul de Goiânia

Em 18/03/22 12:17. Atualizada em 18/03/22 13:40.

Fruto de um projeto de extensão, espaço armazena documentos científicos e registros sobre o bairro

Luna Apóstolo 

Na última terça-feira, 15, a Faculdade de Artes Visuais (FAV) da Universidade Federal de Goiás (UFG), em parceria com a UniGoiás, lançou o Repositório Viva Setor Sul! Memórias, afetos e narrativas de um bairro. O repositório é fruto de um projeto de extensão que tem como objetivo servir como um local de armazenamento de documentos científicos e registros afetivos da população goianiense sobre o bairro Setor Sul. O lançamento foi coordenado pelo professor Bráulio Vinícius Ferreira, da FAV, e ocorreu em formato online. 

De acordo com Bráulio, o projeto de extensão nasceu em uma audiência pública na sede do Conselho Regional de Contabilidade em março de 2020, na qual o bairro foi apresentado como problemático, causando forte indignação dos moradores. Ali, os professores, em conjunto com a comunidade, começaram a desenvolver a ideia de criar um lugar onde a população goianiense pudesse verificar e ter acesso a produção científica que o Setor Sul gera.

Segundo Ana Isabel, uma das coordenadoras do projeto e professora da UniGoiás, o acervo tem dois grandes objetivos: o de democratizar o acesso às informações sobre o Setor Sul e garantir que a história do bairro não se perca. A professora explica que dividiram o repositório em duas categorias, uma para organização de documentos oficiais, como trabalhos acadêmicos, dissertações e teses, e a outra para registros afetivos, com vídeos, fotos, depoimentos e crônicas que os moradores escrevem. “A história do setor sul está dentro das casas, das pessoas que vivem dentro desse local, mas ela está também dentro das universidades”, afirma. 

O projeto veio como um incentivo à pesquisa e estudo do bairro que tem grande valor urbanístico, ambiental e cultural para a cidade de Goiânia. Desta forma, Luana Ribeiro, pró-reitora de Extensão e Cultura da UFG, falou sobre a importância de realizar projetos em que a universidade dialogue com a sociedade, nesse processo chamado Extensão. "Ter esses repositórios, construir essa história, dialogar com a sociedade, levar o que a gente tem de ensino, de pesquisa para nossa comunidade, esse é o nosso papel de mudança da realidade e de traduzir tudo que a gente faz no contexto acadêmico".

O projeto foi contemplado pelo patrocínio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Goiás (CAU-GO), através de Edital Público. Desta forma, o arquiteto e urbanista Fernando Chapadeiro, membro do CAU-GO, comentou sobre a relevância desses editais que tem como objetivo fomentar e promover ações que valorizam a arquitetura e urbanismo do estado de Goiás. O arquiteto completou que "a cada ano o CAU cresce e busca investir mais recursos nesses editais".

O evento também contou com a participação do diretor da Aprosul (Associação Pró Setor Sul), Edimilson Moura, que  apontou que o bairro Setor Sul só vai ser compreendido e devidamente valorizado na medida em que empreenderem medidas como a do repositório em questão. “O bairro tem particularidades, é um patrimônio urbanístico, paisagístico, ambiental e histórico que talvez nenhum outro bairro de Goiânia tenha”, disse. 

Ana Isabel mostrou, ainda, o site e canais de comunicação do repositório, onde existe a possibilidade da própria comunidade e acadêmicos disponibilizarem seus materiais. A professora informou que estes materiais passam por uma curadoria para que possam ser disponibilizados de forma organizada. 

"A gente não vê esse lançamento como uma conclusão, muito pelo contrário", disse Bráulio ao final do evento. O  professor afirma que o lançamento do repositório é só o começo do projeto e que, a partir de agora, vão precisar de mais apoio das instituições e da comunidade para alimentar o banco de dados. 

Para ter acesso ao site do repositório, clique aqui. E para obter mais informações ou entrar em contato com a equipe responsável pelo projeto, acesse sua página do instagram, aqui

Luna Apóstolo é estagiária da Secretaria de Comunicação sob orientação da jornalista Kharen Stecca e da professora Silvana Coleta

Fonte: Secom UFG

Categorias: Arte e Cutura fav