Integridade previne más condutas no ambiente acadêmico
Rotinas adequadas na esfera acadêmica garantem prevenção de impasses nas pesquisas
Robson Nogueira*
Orientar a preservar a integridade em todas as etapas da pesquisa e prevenir as más condutas no âmbito acadêmico, esse foi o objetivo da palestra “Quais as boas práticas que devo observar como jovem pesquisador?” transmitida no dia 31 de março, no canal UFG Oficial (https://www.youtube.com/watch?v=rEh3Ql9vFpo&t=50s). Realizada pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da UFG (PRPI) com apoio da Fundação Tecnópolis (Funtec) a palestra foi mediada pela professora Fabíola Fiaccadori e conduzida pela professora Lilian Rezende que também é coordenadora do Comitê de Integridade Acadêmica (CIA), o evento tem o objetivo de orientar a preservar a integridade em todas as etapas da pesquisa e prevenir as más condutas no âmbito acadêmico.
O CIA é um colegiado interdisciplinar de caráter consultivo e educativo. Com o objetivo de assessorar o Gabinete do Reitor, as Pró-Reitorias e outras instâncias da UFG em caso de Má Conduta; ele surgiu em 2015 ao ser realizado um workshop sobre o assunto integridade na pesquisa, e em 2018 foi feito o regimento sob resolução CONSUNI para a oficialização do comitê.
Lilian Rezende expõe que “qualquer ato que falte com a ética; fira a honestidade; a integridade das atividades acadêmicas; gere constrangimento e prejuízos para a ciência; mesmo em caso acidental são ações de má conduta”. Não somente, são exemplificadas como e quais atitudes são referentes ao delito, entre elas estão: fake news; plágio; cola; autoria indevida de artigos; fraude, fabricação e manipulação de dados; e publicação duplicada.
A necessidade de adotar boas práticas, critérios e atos responsáveis na rotina dentro do ambiente acadêmico, garantir a originalidade para pesquisas e consultar fontes confiáveis, informando as devidas citações e referências no texto; é salientado pela professora para se evitar os equívocos supracitados. Além disso, foram apresentadas ferramentas e treinamentos que a própria UFG oferece de forma livre e gratuita para evitar esses erros, que podem ser acessados aqui (https://www.bc.ufg.br/) na aba SERVIÇOS.
Também é importante as boas relações e as boas vivências nos ambientes acadêmicos. Lilian Rezende ressalta a importância de observar os direitos e deveres de cada um, a qual gera uma parceria, cordialidade e respeito nas relações acadêmicas, bem como conhecer o regulamento do curso ou do programa e, em caso de impasse, recorrer a comissões ou esferas competentes.
Para acessar a palestra completa clique aqui
Robson Nogueira é estagiário da Secretaria de Comunicação da UFG sob orientação da jornalista Kharen Stecca e da professora Silvana Coleta
Fonte: Secom UFG
Categorias: Institucional PRPI