exposição rosa

Palestra celebra pioneirismo de arquiteta brasileira

Em 08/04/22 15:56. Atualizada em 08/04/22 15:57.

Palestra de abertura faz parte de uma exposição realizada pelo Centro Integrado de Aprendizagem em Rede (CIAR) da UFG, em parceria com outras instituições

João Pedro Santos Ferreira*

exposição rosa
Todos os palestrantes presentes na abertura da exposição “Rosa Kliass, revelando paisagens brasileiras”. - UFG Oficial/YouTube

Celebrar o legado da paisagista brasileira Rosa Grena Kliass, responsável pelo trabalho de peso em vários espaços públicos no Norte e Nordeste brasileiros, como o Parque do Abaeté (Salvador/BA), o Parque das Esculturas (Salvador/BA), o Aeroporto Internacional Val-de-Cans/Júlio Cezar Ribeiro (Belém/PA) e o Parque Madeira Mamoré (Porto Velho/RO) motivou a  exposição virtual “Rosa Kliass, revelando paisagens brasileiras” que teve sua abertura na quinta-feira (07 de abril), por meio de uma palestra ministrada por um grupo de profissionais brasileiros e portugueses ligados ao tema da arquitetura e paisagismo, alguns deles professores da Universidade Federal de Goiás . A palestra foi transmitida pelo canal oficial da UFG no YouTube, e pode ser vista no link.

De acordo com o site oficial da exposição, o trabalho de Kliass “foi de tal impacto que trouxe novas identidades paisagísticas locais, recuperando espaços cívicos, de recreação e de convívio social”. “Destaco, no que eu conheço da obra da Rosa [Kliass], a sua importância em ter sido pioneira no Brasil”, começou a arquiteta paisagista convidada Margarida Cancela D’Abreu, vice-presidente de Educação na Federação Internacional de Arquitetos Paisagistas (IFLA), na Europa. “ Rosa deu importância ao espaço público, promovendo novos usos, criando multifuncionalidades, sempre com preocupações ecológicas, estéticas e funcionais. A capacidade que a Rosa teve de integração das pré-existências e do caráter do lugar ”, argumentou. A arquiteta complementou ressaltando o impacto da obra de Kliass no mundo da arquitetura e dos serviços públicos em governo.

A palestrante Camila Gomes Sant’Anna, vice-coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFG, só se fez presente no final da transmissão, mas suas palavras foram transmitidas por meio de Marta Enokibara no início da palestra. “Rosa Kliass é considerada uma das principais arquitetas paisagistas contemporâneas, atuando em cidades importantes, quando falamos principalmente dessa relação Brasil-Portugal”, afirma. A vice-coordenadora finaliza reafirmando a capacidade das obras de Kliass de revelar memórias, afetos e amizades, e, principalmente, de reunir pessoas pelo aspecto da paisagem.

A professora Lúcia Maria Sá Antunes Costa, da UFRJ, a palestrante destacou a importância ecológica de obras como as de Kliass em meio à uma época de desgoverno. “Trabalhar a paisagem e suas dimensões não é tarefa fácil. Exige conhecimento, leitura e compreensão apuradas, parcerias interdisciplinares adequadas, estratégias para convencer os clientes e os gestores, dedicação e paixão”, afirmou, complementando o destaque internacional, pioneirismo, liderança e a ousadia de Kliass, que presidiu a Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP) em diversas ocasiões, sendo a primeira mulher a receber o maior prêmio do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), o Colar de Ouro, em 2019.

Luciana Schenk, atual presidente da ABAP, disse que se sentiu honrada ao representar a instituição fundada por Kliass. “Penso que não há melhor forma de enlaçar todo esse ciclo que nos uniu e revelou do que o lançamento dessa exposição [...], que mostra ao mundo um pouco de sua obra. Uma profissional de talento, líder nata, sua visão estratégica revela essa clareza de que prática profissional e formação são questões inseparáveis”, afirmou, acrescentando a importância de Kliass para a visibilidade dos arquitetos paisagistas por meio da instituição. “Rosa sabia disso, e sua energia vinha justamente dessa clareza de perceber na paisagem uma questão fundamental e querer levar isso à todos. Viva Rosa! Muito obrigada”, termina.

A exposição “Rosa Kliass, revelando paisagens brasileiras” faz parte de um ciclo de seminários sobre paisagismo brasileiro e português, intitulado “Paisagem aquém e além-mar”, ativo desde setembro de 2021 e inteiramente transmitido através do canal da UFG no YouTube.

*João Pedro Santos Ferreira é estagiário do Curso de Jornalismo na Secretaria de Comunicação da UFG sob orientação da professora Silvana Coleta e da jornalista Kharen Stecca

Categorias: Arte e Cultura fav Emac