combustível

Etanol deixa de ser competitivo em todo o país

Em 29/04/22 13:10. Atualizada em 29/04/22 13:18.

Na média dos postos pesquisados no país, o etanol está com paridade de 75,60% ante a gasolina, portanto menos favorável do que o derivado do petróleo

O etanol deixou de ser competitivo ante a gasolina em todos os estados do Brasil nesta semana, conforme mostra levantamento da Agência Nacional do Petróleo, gás natural e biocombustíveis, ANP.  Os critérios consideram que o etanol de cana ou de milho, por ter menor poder calorífico, tenha um preço máximo de 70% do derivado de petróleo nos postos para ser considerado vantajoso.

Além disso, de acordo com o IPCA-15, referente ao mês de abril de 2022, o índice foi o maior para um mês de abril desde 1995. Ou seja, desde a implantação do plano real. O índice nacional ficou em 1,73% em trinta dias, e o índice de Goiânia ficou ainda maior: 1,98%.

E o grupo que mais influenciou a inflação foi o grupo de transportes, no qual consta justamente combustíveis e derivados. O professor de economia da UFG Edson Roberto Vieira, comenta que os números da inflação no Brasil continuam elevados, principalmente, por conta da alta nos combustíveis: gasolina, óleo diesel e etanol.

Ouça abaixo

Fonte: Rádio Universitária