Icone Instagram
Icone Linkedin
Icone YouTube
Universidade Federal de Goiás
cirurgia pé

Artigo aborda cirurgia para correção de polidactilia realizada no HC-UFG

Em 17/05/22 14:24. Atualizada em 17/05/22 14:46.

Devido à deformidade no pé esquerdo, a paciente queixava-se de dor e da impossibilidade de usar calçados fechados

A equipe de Pé e Tornozelo, da Unidade do Sistema Musculoesquelético do HC-UFG/Ebserh, sob a chefia do ortopedista Jefferson Soares Martins, teve recentemente um artigo publicado na Revista Brasileira de Ortopedia, da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT). O artigo trata da abordagem cirúrgica para a melhora estética e funcional de paciente que nasceu com polidactilia, conhecida como pé em espelho.

O pé em espelho é uma anomalia congênita rara, pertencente ao espectro das polidactilias complexas dos pés, caracterizada por um número maior de dedos do que o normal. A equipe de Pé e Tornozelo do HC-UFG realizou tratamento cirúrgico em uma criança de 4 anos de idade que apresentava pé esquerdo com 8 dedos, sem outras deformidades associadas e sem histórico de casos na família ou consanguinidade entre os pais. A mãe também era saudável, não tabagista e em cuja gestação não houve intercorrências.

Devido à deformidade no pé esquerdo, a paciente queixava-se de dor e da impossibilidade de usar calçados fechados. O planejamento cirúrgico consistiu na retirada de 3 raios extranumerários centrais, incluindo 3 metatarsos com as 9 falanges correspondentes, 2 ossos cuneiformes e os tendões e nervos digitais correspondentes, preservando os dedos com aparência mais próximas ao normal. Segundo o chefe da Unidade Musculoesquelético, Jefferson Soares Martins, a correção cirúrgica possibilitou à criança o uso de calçados fechados e a melhora estética do pé. 

cirurgia pé

Por ser uma criança, o caso exigiu da equipe um conhecimento maior da técnica e domínio da anatomia. “Não existe padronização para o tratamento a ser realizado nesses pacientes. O planejamento da técnica cirúrgica é feito individualmente. A padronização do tipo de tratamento mais adequado é desafiadora tendo em vista a raridade e variabilidade na apresentação clínica do pé em espelho, contudo, é evidente a necessidade do domínio da anatomia, conhecimento da biomecânica do pé e conceitos de técnica operatória para o planejamento individualizado de cada caso, na busca pelo restabelecimento funcional e estético dos pés acometidos por esta deformidade”, salientou Jefferson.

Jefferson Soares Martins destaca que, por ser uma anomalia rara no mundo, são poucas as publicações feitas em revistas científicas da área. “A publicação de um artigo como esse em uma revista científica de renome nacional mostra que nosso Hospital é referência no atendimento de casos cirúrgicos complexos e raros da Ortopedia, pois são poucos hospitais no país e no mundo que já trataram desse tipo de caso”.

O artigo foi publicado na edição nº 01/2022 da Revista Brasileira de Ortopedia e pode ser acessado no link a seguir: Pé em espelho: Abordagem cirúrgica para melhora estética e funcional.

Fonte: Secom UFG

Categorias: Saúde HC