Icone Instagram
Icone Linkedin
Icone YouTube
Universidade Federal de Goiás
Museu Antropológico no Digital Lab

Digital Lab UFG completa um ano com mais de 50 tours 360º

Em 03/06/22 15:16. Atualizada em 08/06/22 14:56.

Laboratório criado durante a pandemia auxilia espaços físicos na promoção de espaços no mundo virtual

Com um ano de existência, completos em maio de 2022, o  Digital LAB UFG já realizou mais de 50 tours 360º para museus, instituições e projetos, possibilitando imersão a partir de Realidade Virtual. O nascimento do Digital Lab UFG teve como impulso, em 2021, a pandemia da Covid-19, que inviabilizou, além de várias atividades presenciais, visitas a museus, galerias de arte e similares. O Digital LAB é um laboratório da UFG 100% digital, com atuação no ensino, na pesquisa e na extensão universitária. Desenvolve parcerias com instituições museais e assemelhados, oferece serviços digitais para os públicos de escolas e da sociedade em geral, disponibilizando exposições em 360º (tour virtual), escaneamento e apresentação de imagens, obras de arte, artefatos e elementos têxteis em 2d e 3d.

O coordenador do Digital Lab, professor Pablo Lisboa, destaca que o laboratório teve grande aceitação, pois os museus, em sua maioria, não estavam preparados para realizarem suas atividades apenas pelo ambiente cibernético da internet, no período de afastamento social. “De posse de alguma tecnologia e muita vontade de promover a discussão e o fluxo de informação de cunho memorial e do patrimônio cultural, criamos o Digital Lab para contribuir um pouco com a cultura de Goiânia e do Estado de Goiás”, destaca Pablo. 

Sem espaço físico, o Digital Lab se caracteriza por um laboratório 100% digital, e desta forma, o seu website é o ponto de referência para o projeto. A partir de seu manifesto, podemos entender um pouco da filosofia do laboratório, principalmente no trecho: “entre dados, mídias e pessoas, o Digital LAB olha, pensa e interage nesse novo espaço antropológico que é o ciberespaço”. 

digital lab
Leitura do manifesto na inauguração do Digital Lab UFG em 15 de maio de 2021

 

Já na inauguração do Digital Lab UFG, foram lançados os três primeiros tours 360º, de uma das exposições do Museu Antropológico da UFG, do Herbário da UFG e do Centro de Memória e Cultura do Poder Judiciário do Estado de Goiás, localizado na cidade de Goiás, primeira capital do Estado.

Tour no Museu Antropológico da UFG

A Museóloga e Vice-Diretora do Museu Antropológico da UFG, Rossana Klippel de Souza José fala da experiência com o trabalho do Digital Lab: “A parceria com Digital Lab UFG é fundamental para a ampliação do acesso às exposições do Museu Antropológico e surgiu como uma resposta à demanda de seus diversos públicos para a possibilidade de visitas em ambiente digital. As exposições ''Lavras e Louvores'' e ''Redes, Saberes e Ocupações: 50 anos do MA/UFG'', disponibilizadas em 360° no site institucional, oportunizam que o contato com suas temáticas não seja limitado ao espaço físico do museu. Temos recebido relatos de professoras e professores que informam que vêm trabalhando com conteúdos das exposições em sala de aula a partir do tour 360° antes mesmo da visita presencial. O objetivo é que sigamos criando ações educativo-culturais híbridas viabilizadas através dessa dupla modalidade de apropriação dos potenciais das exposições”.

digital lab

Detalhe do Primeiro Tribunal de Justiça do Estado, localizado na cidade de Goiás

 

Confira outros projetos do Digital Lab

 

Ações no Exterior (Uruguai e Portugal)

A primeira parceria internacional realizada pelo Digital Lab UFG foi com a Secretaria del Mercosur, localizada na capital do Uruguai, Montevideo. Em visita técnica ao prédio, a equipe do Digital Lab UFG, liderada pelo prof. da Graduação em Relações Internacionais, Diego Trindade Magalhães, Produziu um conjunto de 5 tours, que podem ser visualizados no site https://www.mercosur.int/pt-br/

digital lab
Detalhe do tour 360º do prédio sede da Secretaria del Mercosur, localizado em Montevideo, Uruguai

 

ALEGO em 360º do prédio novo e do prédio antigo

A partir do projeto de mudança para um novo prédio, a ALEGO Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, firmou parceria com o Digital Lab para a produção de um tour 360º memorial, que apresenta o antigo prédio, e de um tour 360º do novo prédio. Esse “antes” e “depois”, contribui para a relação entre os dois prédios e os dois momentos históricos da política legislativa do Estado. 

digital lab

Detalhe do tour 360º do antigo prédio da ALEGO

 

digital lab

Detalhe do tour 360º do  novo prédio da ALEGO

 

COTECs e Escolas do Futuro em 360º

Os Colégios Tecnológicos de Goiás estão presentes em 16 cidades do estado, alcançando diversas áreas que poderão se desenvolver e crescer com a oferta de cursos que conversam com a sua realidade. Um dos objetivos dos Cotecs é justamente formar cidadãos para que estes possam auxiliar no desenvolvimento dos seus espaços. A professora da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Econômicas da UFG, Aletheia Cruz é responsável da UFG pela parceria com os Colégios Tecnológicos do Estado de Goiás (Cotec) e contou como o Digital Lab auxiliou o projeto: “É uma inovação trazer essa ferramenta e metodologia do Digital Lab para dentro do Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETI), em especial no convênio com o Estado, dos Cotecs e da Escola do Futuro. O tour permite as pessoas conhecerem as estruturas da escola que antes só poderia ser feita presencialmente. É uma forma inclusive de fazer com que elas se interessem em estudar nas escolas. Podemos mostrar a qualidade do que oferecemos e damos uma nova perspectiva para os alunos conhecerem esses espaços.”

Eventos científicos

Diálogos Digitais 2021 é uma série de lives realizada pelo Digital Lab UFG por meio de seu canal no YouTube. Pesquisadores, professores e profissionais que atuam no campo amplo dos museus, da comunicação e da informação, da arte e do design, da história e das artes cênicas, realizam palestras em temas variados, relacionando a museologia à contemporaneidade do mundo digital.

A série funciona como uma trilha de conhecimento e formação que pode ser acessada de forma gratuita pela internet. Diálogos Digitais 2021 é composta por 13 diferentes lives, que abordam temas pertinentes ao tema do universo digital e as questões ligadas à memória social e patrimônio cultural. As discussões realizadas nesta série de lives visam criar uma base intelectual sólida para quem deseja abordar o tema dos museus e seus assemelhados, relacionando as aproximações entre a cultura material e a cultura imaterial. 

Os palestrantes convidados para a série Diálogos Digitais 2021 cumprem com uma atividade extensionista ao transmitir conhecimentos natos da academia para um público diverso, característico das audiências da internet. Logo, Diálogos Digitais 2021 permite acesso à pesquisa por meio de uma ação de extensão, prática que está em consonância com a missão institucional da universidade pública. A seguir, confira cada uma das 13 palestras.

Informações em: https://digitallab.ufg.br/p/38030-dialogos-digitais-2021-lives

Para o mês de novembro de 2022, já está prevista a realização do IV Acervos Culturais em Rede, evento que já percorreu outras regiões do país e que é organizado pelo Laboratório de Inteligência de Rede UnB, coordenado pelo prof. Dalton Lopes Martins, ex UFG. 

Informações em: https://www.ufpel.edu.br/acervosemrede/

Parcerias futuras

A ADUFG tem enfrentado problemas para gerir os documentos que foram produzidos ao longo do tempo, criando um arquivo físico imenso. Para digitalizar, extroverter e criar uma política de descarte que seja precisa e condizente com a preservação da memória e da história dessa importante entidade representativa, o Digital Lab firmou parceria de um ano para atuar nesse tema. 

Para à realização de parcerias, instituições e museus podem enviar email: para digitallabufg@ufg.br 

 

Confira a matéria sobre o Digital Lab da TV UFG em 47´27´´


 

 

Fonte: Secom UFG

Categorias: Tecnologia FCS Digital Lab